Macaé comemora Semana do Idoso com vasta programação

15/09/2010 18:18:30 - Jornalista: Andréa Lisboa

Defender os direitos reservados aos idosos de acordo com o Estatuto do Idoso, a partir da Lei N o 10.741, de 10 de outubro de 2003, para a garantia da qualidade de vida em diversos setores da sociedade. A partir desta proposta, que a Prefeitura de Macaé através da Secretaria Municipal do Idoso, realizará a partir da próxima terça-feira (21) uma grade de eventos em comemoração ao Dia do Idoso – dia 27 de setembro.


A abertura das atividades, no dia 21, contará com o II Fórum Municipal sobre violência contra a pessoa idosa, no auditório do Paço Municipal, das 14h às 18h, com os temas: “Violência contra o Idoso”, com a palestrante Leyla Corado; e “Discriminação Social do Idoso”, ministrado por Serafim Fortes. Na quarta-feira (22), acontecerá um Concurso de Poesias e Palestra com o tema: Solidariedade e Respeito, com a Drª Lídia Marcet, também no auditório do Paço Municipal, a partir das 14h.

Já no dia 23, as atividades serão desenvolvidas na Praça Veríssimo de Mello, das 9h às 17h, com apresentação dos serviços da administração pública para os idosos, com a participação das diversas secretarias municipais. Na ocasião, haverá uma exposição no mesmo local, dos objetos produzidos pelos participantes do Projeto de Capacitação em Artesanato para Idosos. E para encerrar a programação, no dia 27 – Dia do Idoso, ocorrerá a palestra “Estimulando o cérebro da 3ª Idade”, com a palestrante Vivian Miranda, das 14h às 18h, no Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro de Macaé.

A Semana do Idoso – Em defesa dos direitos da pessoa idosa, conta com o apoio da Gráfica Silva Santos; e parceria do Colégio Estadual Luiz Reid, Banco do Brasil e Macprevi (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé).

Sobre o Projeto de Capacitação em Artesanato

Criado desde 2005, o Projeto de Capacitação em Artesanato é uma das ações do Programa Valorização do Idoso, vinculado à Secretaria Municipal do Idoso de Macaé, que tem desenvolvido atividades e projetos, assistindo cerca de 3.510 idosos que, de acordo com a demanda de cada um, são inseridos nos diversos projetos, tais como: Projeto de Assistência ao Idoso Acamado; Projeto Complemento Alimentar; Projeto Plantão Assistencial para o Idoso; Projeto de Teatro; Projeto Ligue Idoso Ouvidoria; Projeto Oficina de Memória; Oficinas de Leitura e Escrita; e Programa de Habilidades Comunicativas.

Para o aposentado Luiz Pelinca Braga (79) inscrito no projeto de capacitação em artesanato, participar do curso de artesanato é o melhor passatempo que poderia acontecer em sua vida. “Quando estou aqui esqueço que sou idoso, e nem penso em doença. É muito gratificante poder ver meus trabalhos expostos em vários lugares e sentir que as pessoas gostam daquilo que eu faço”, afirma o idoso entusiasmado.

Segundo a Secretaria Municipal do Idoso, Cátia Crespo, o objetivo principal do projeto de capacitação em artesanato, é justamente capacitar idosos em várias atividades de artesanato como flores, fuxico, cestaria em jornal, bijuterias, pintura em tecidos e de frutas confeccionadas de jornais, massa corrida, parafina e tinta para tecidos. “Após serem capacitados, os idosos podem vender toda sua produção feita ao longo do curso, aumentando assim a sua renda familiar, além de se tornarem oficineiros dessas próprias atividades desenvolvidas aqui na secretaria”, explicou Cátia.

Cronograma Oficinas

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de pintura e artesanato, com todo o material oferecido pela própria Secretaria Municipal do Idoso, sem limite de vagas. As aulas de pintura acontecem as segundas e quintas-feiras; e de artesanato, as terças e quartas-feiras, ambas das 9h às 12h.

A sede da Secretaria Municipal do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Francisco Portela, 444.
Telefone (s): 2757-4135 / 2757-4118