Macaé conta com representante na Anamma para defender o ambiente

10/09/2009 15:46:05 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Macaé será representada na Associação pelo secretário de Meio Ambiente Maxwell Vaz

O 19º. Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, realizado no Jockey Club Brasileiro, Centro do Rio de Janeiro, no último dia 2, elegeu novas diretorias executivas estaduais deste ano. A Regional Macaé/Rio das Ostras passa a contar com um representante local na vice-presidência: o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, que reassumiu o cargo. O tema principal do encontro foi a descentralização das políticas ambientais.

O evento teve três dias de intensa programação. Participaram autoridades municipais e estaduais do Brasil responsáveis pela preservação do Meio Ambiente, entre elas a secretária estadual do Ambiente Marilene Ramos, além de 450 representantes de 120 cidades espalhadas por 15 estados.

Os secretários ambientais estaduais e municipais discutiram assuntos como o aumento da responsabilidade e da autonomia dos municípios em relação às licenças ambientais e a questão climática que está sendo em nível mundial. Depois, elegeram os representantes da Anamma das várias estaduais. Os novos representantes terão a missão de fortalecer os Sistemas Municipais através de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Para a presidência da Anamma do Estado do Rio de Janeiro foi eleita a secretária de Ambiente do município de Mesquita, Kátia Perobelli. Na vice-presidência de uma das quatro regionais (Macaé/Rio das Ostras) foi eleito o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Vaz disse sentir-se honrado com a indicação para compor a diretoria estadual e que vai lutar para fortalecer a gestão conjunta das questões ambientais estratégicas pelos poderes municipal, estadual e federal.

- Nós vamos nos articular na busca de soluções dos problemas específicos que são relacionados ao meio ambiente, de nossa região (Macaé e Rio das Ostras). Além disso, temos que atrair a sociedade civil para o debate ambiental junto ao poder público e construir canais de diálogo com o setor produtivo, implementando as políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos – assegurou.

Participaram também do evento técnicos dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, dos Tribunais de Justiça e do Ministério Público, além das organizações não-governamentais, associações, fundações e outras entidades voltadas para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da gestão ambiental.

História da Anamma – Desde a sua fundação em 1986, em Curitiba, a entidade tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque no Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. A Associação tem a missão de congregar e representar o órgão ambiental do poder executivo dos municípios, harmonizando e veiculando seus interesses em assuntos relacionados com o meio ambiente; Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos e Promover o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente, no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), entre outros.