Macaé é destaque na área de Ciências no Estado do Rio

01/02/2010 13:48:11 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Cidade vai levar sete trabalhos para a Feira Nacional.

Macaé é destaque no estado do Rio de Janeiro na disputa de trabalhos de ciências, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio. A cidade teve aprovados pela Comissão Nacional sete trabalhos para disputar a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), no próximo mês de março, na Universidade de São Paulo (USP).

Os outros projetos fluminenses são de Niterói (4) e Rio de Janeiro (5). “No nosso estado foram aprovados apenas esses trabalhos para competir na Febrace”, conta o professor de matemática e física, Gildásio Nogueira Magalhães.

Desde 1973, o professor Gildásio atua como avaliador ou como expositor em feiras de ciências. Ele já faz parte da organização da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), junto com o idealizador e organizador, Marcelo Machado.

Os melhores trabalhos mostrados em Macaé, em outubro do ano passado, na Femacti, foram exibidos na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que ocorreu em dezembro, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o trabalho macaense “Quebrando o coco: do material à energia” , da Cefet, ficou com o primeiro lugar.

Segundo Gildásio, os trabalhos estão cada vez com níveis mais altos e eventos como esses contribuem para aumentar o ensino em geral. Ele explica que nestas competições há sete áreas: ciências exatas e da terra, da saúde, biológicas, agrárias, sociais aplicadas, humanas e de engenharia. “De acordo com padrão nacional ainda existem 72 subdivisões, tais como sociologia e educação do setor de humanas”, ressalta ele.

- Quatro trabalhos da Cefet apresentados na Femacti e na Fecti são orientados pela professora Margarida Castelló. Já o Instituto Nossa Senhora da Glória apresentou oito trabalhos na feira macaense e cinco na feira estadual, onde o trabalho “Bengala Eletrônica”, ficou em terceiro lugar – mostra Gildásio.

O professor de Matemática e Física também orienta os trabalhos do Colégio Estadual Luiz Reid, onde leciona. O projeto “Jogos Didáticos” dessa instituição de ensino participou da Fecti e vai competir na Febrace no mês que vem. Todos os trabalhos são de alunos vinculados ao Ensino Médio.

Na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia foram aprovados quatro trabalhos da Cefet, dois do Instituto Nossa Senhora da Glória e um do Colégio Estadual Luiz Reid. “Isso reflete o bom desempenho da nossa cidade no que diz respeito à área científica e tecnológica”, conclui o professor Gildásio.