Macaé e Reed Alcantara Machado já preparam a Brasil Offshore 2011

23/06/2010 14:20:18 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Já começaram as reuniões de trabalho para a sexta edição da Brasil Offshore

A Prefeitura de Macaé e a Reed Exhibitions Alcantara Machado já começaram as reuniões de trabalho para a sexta edição da Brasil Offshore que acontece em junho de 2011. Consolidada como uma das maiores feiras do mercado mundial de petróleo, a Brasil Offshore já tem 60% da área de exposição vendida um ano antes da realização do evento.

Nesta quarta-feira (23), o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega, o presidente do Convention & Visitors Bureau de Macaé (C&VBM), Marco Navega participaram de reunião com o diretor de Operações e a gerente de Vendas da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Anselmo Martins e Ivani Andreotti, respectivamente, para discutir a realização da próxima Brasil Offshore. A Reed Exhibitions Alcantara Machado é a organizadora do evento que conta com apoio da prefeitura. O assessor da secretaria de Governo, Paulo Patrocínio, também participou da reunião.

Questões como logística de acesso, rede hoteleira e infraestrutura do local do evento foram discutidas no encontro.

“A partir do segundo semestre, em setembro, a prefeitura inicia a reforma do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), onde é realizada a Brasil Offshore. A prioridade do governo municipal é em realizar obras mais urgentes e necessárias, como a conclusão da Avenida Industrial e do restaurante Popular da Aroeira, reforma do Estádio Cláudio Moacyr, abertura da estrada E9 (antiga estrada da Cancela Preta), construção da elevatória da Télio Barreto, obras de infraestrutura nas comunidades da Nova Holanda e Nova Esperança e o próprio projeto Água Limpa que está em andamento, no bairro Visconde de Araújo. Por isso, a reforma do Macaé Centro vai começar no segundo semestre, viabilizando a realização de uma feira melhor ainda que as edições passadas”, observou o subsecretário de Governo.

A edição da Brasil Offshore de 2009 firmou a feira no mercado do setor de petróleo e gás. Em comparação à edição de 2007, o número de expositores internacionais, vindos do exterior ao evento, aumentou em 100%, totalizando 138 empresas, vindos de 34 países. A maioria esteve concentrada nos seis pavilhões internacionais organizados: China, França, Reino Unido, Holanda, Estados Unidos e Alemanha que somaram mais de 1.200 metros quadrados de espaço ocupado na feira.

A Brasil Offshore conta também com a Rodada de Negócios, organizada pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Sebrae e a Conferência, realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). A Reed Exibitions Alcantara Machado é o maior grupo mundial de eventos, coordenando mais de 500 feiras em 52 países.

- A empresa realiza eventos como a Feira de Aberdeen, na Escócia, e em outros setores. Buscamos uma padronização e também ter um diferencial dentro do que realizamos, por isso realizamos pesquisas de satisfação com expositores e visitantes para termos uma “fotografia” do evento, com sugestões de melhorias. Para a próxima edição que será em 2011 já começamos a trabalhar voltados para a melhoria dessas questões como logística de acesso, rede hoteleira e infraestrutura do local -, explicou Ivani Andreotti.

Macaé possui a maior rede hoteleira do interior do estado do Rio de Janeiro, com 13 mil leitos. Está prevista também a vinda de mais duas grandes redes hoteleiras para o município, que já conta com hotéis como o Sheraton, Íbis, Mercure, Comfort, entre outros.

“Macaé é um município que tem um crescimento diferenciado do resto do país e a previsão é que nos próximos cinco a seis anos a população chegue aos 400 mil habitantes. Com as políticas públicas que estão sendo implementadas pelo governo do prefeito Riverton Mussi, a cidade está se preparando para esse crescimento, que agora contará ainda com a consultoria do urbanista Jaime Lerner para a implementação do Planejando Macaé, com a visão de uma cidade mais humanizada”, pontuou Francisco Navega, acrescentando que está prevista a duplicação da Rodovia BR-101, principal via de acesso à Macaé, em até três anos.

O presidente do C&VB de Macaé observou que os hotéis do município registram picos de 100% de ocupação de segunda a quinta-feira. “Macaé já tem o turismo de negócios consolidado, precisamos trazer outras atividades nesse período em que a cidade não tem um grande evento como a Brasil Offshore”, comentou Marco Navega.

Anselmo Martins lembrou que em outros países, onde a Reed organiza eventos do porte da Brasil Offshore, a cidade “se veste” para o evento. “Existe uma grande mobilização nas cidades onde realizamos essas feiras. Eles se vestem para isso”, informou.

Veja os números de visitantes das edições da Brasil Offshore, desde a primeira edição em 2001:
2001 - 21.800
2003 - 24.600
2005- 35.950
2007 - 44.000
2009 - 49.224


Fotos Relacionadas