Macaé é representada na Infobrasil

24/05/2010 20:27:29 - Jornalista: Graziele de Marco. Colaborou: Janira Braga

Foto: Arquivo Robson Maia

A cidade está representada no evento pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia

Os projetos de Tecnologia da informação e inclusão digital, desenvolvidos pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, serão apresentados na InfoBrasil 2010, segundo maior evento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do país. A cidade será representada no evento pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que ministrarão uma palestra para profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações.

A palestra será proferida durante o décimo seminário E-Gov – As Cidades Digitais na Velocidade da Banda Larga, no painel Cidades Digitais – Relatos de Experiências de Sucesso, é realizado de terça a quinta-feira, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza.

- Em Macaé, trabalhamos a inclusão digital com foco na disponibilização do acesso gratuito à internet, tanto em lan houses públicas, quanto na abertura do sinal, cujo projeto está em expansão – pontuou o prefeito.

De acordo com Riverton, a democratização do acesso à internet em bairros periféricos é uma forma de levar à criança, ao jovem e ao adulto maiores possibilidades de educação e emprego. “Macaé tem um parque industrial forte, a classe mais alta da sociedade tem fácil acesso à internet, e nossa meta é incluir aqueles que têm maior dificuldade de acesso. Por isso, as lan houses públicas ficam localizadas em bairros onde mora a população de menor renda”, acrescentou.

Segundo o secretário Guto Garcia, que é Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, o convite para a realização da palestra é reflexo do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura na área. “Hoje Macaé está assumindo posição de referência em investimentos em tecnologia da informação e em inclusão digital. É de extrema importância nossa participação durante esses eventos, para a troca de experiências”, comentou.

A apresentação do prefeito e do secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, será embasada em quatro fatores: infraestrutura de TI, desenvolvimento de sistemas, inclusão digital e educação. Dentro da infraestrutura de TI, eles falarão sobre a abertura do sinal de internet em diversos pontos do município. “Viabilizar o acesso ao conhecimento e às tecnologias é acima de tudo contribuir para minimizar as desigualdades e trabalhar para uma sociedade mais justa e democrática”, ressaltou o secretário.

Ele explicou que, muito mais do que garantir à população carente acesso à tecnologia, a inclusão digital significa criar um ambiente que favoreça a modernização da gestão pública o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. A Prefeitura tem realizado no município várias medidas através do projeto Cidade Digital, que teve início em agosto de 2007 com a inauguração da Fábrica da Cidadania e das Lan Houses públicas.

Também compõem o projeto a informatização de todas as escolas municipais, que iniciou com a colocação de computadores na administração das unidades escolares; oferta de cursos básicos de informática, gratuitos, para que a população possa ser inserida neste processo.

Além disso, está sendo realizada a melhoria na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, com a colocação de fibra óptica para funcionar e o aumento da velocidade do link de internet para 60 MB. “Também estamos desenvolvendo uma série de sistemas de gestão que estão automatizando os processos da prefeitura, como o Ofício digital, a Rede de Proteção Social, o sistema de prefeitura eletrônica, o tira-teima – que permite ao condutor, através do número do auto da infração, verificar as imagens registradas, entre outros”, disse. O Projeto contempla ainda a abertura de sinal de internet gratuita nas praças.


Fotos Relacionadas