Macaé é vice-campeão Brasileiro

02/11/2009 23:35:01 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

Macaé Esporte lutou até o fim, mas foi o vice-campeão Brasileiro

SANTARÉM - O título estava nas mãos, porém o Macaé Esporte deixou escapá-lo ao sofrer a virada na derrota de 2 a 1 para o São Raimundo na tarde deste domingo (1º), no Estádio Jader Barbalho, que recebeu quase 19 mil torcedores. Após vencer a primeira partida por 3 a 2, o Alvianil estava vencendo por 1 a 0 até aos 15min do segundo tempo, só que em três minutos sofreu a virada. As duas equipes, ao lado de Alecrim-RN e Chapecoense-SC, também festejam o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2010.

- Ficamos tristes por não termos conquistado o título, mas temos que ressaltar a campanha do Macaé, que foi de muita superação, pois fizemos todos os jogos fora de Macaé. Tivemos vários problemas de ordem médica momentos antes da decisão e isso complicou bastante, aliado ao forte calor em Santarém. Por outro lado, o São Raimundo, que contou com o apoio maciço de seu torcedor neste segundo jogo, está de parabéns pela conquista. Agora, vamos começar o planejamento visando o Campeonato Carioca - disse o técnico Toninho Andrade.

Macaé domina a etapa
inicial, mas não marca

Os problemas do Macaé para o jogo decisivo começaram antes mesmo de a bola rola. No teste de vestiário, o atacante Anderson, que havia recebido uma pancada durante um treino, sentiu fortes dores e foi vetado. Em seu lugar, Léo Santos tinha a missão de substituir o artilheiro da equipe da competição. E o Macaé começou em cima do adversário e perdeu a primeira chance logo aos 5min. Após tabela com o atacante Bruno Luiz, o meia Wallacer acertou um belo chute e Labilá fez grande defesa. Aos 15min, foi a vez do zagueiro Otávio quase abrir o marcador. Ele aproveitou cruzamento e desviou de cabeça, mas o goleiro adversário fez nova defesa.

Labilá voltou a salvar o São Raimundo aos 25min, quando André Gomes recebeu passe e bateu forte, parando na muralha. Mesmo jogando fora de casa, o Macaé era superior ao adversário, que não conseguia criar muitas oportunidades. No final da primeira etapa, o clube paraense melhorou e quase abriu o placar aos 35 minutos, mas o árbitro marcou falta de Rafael Oliveira no goleiro Lugão, após bola cruzada na área. No último minuto, João Pedro recebeu passe e bateu cruzado, mas ninguém apareceu para completar e a bola passou por toda a área.

Na etapa final, o São Raimundo voltou mais aceso e criou grande chance logo a um minuto. O meia Michel invadiu a área do Macaé e bateu na saída de Lugão, que fez grande defesa. Na sequência, aos 4min, bola cruzada e Rafael Oliveira subiu mais que todo mundo para cabecear, mas Lugão fez outra bela defesa. Porém, quem abriu o marcador foi o Macaé. Aos 15 minutos, Uilian cruzou da direita e a bola sobrou limpa para Léo Santos para balançar as redes de Labilá. O resultado calava a multidão e, àquela altura, dava o título ao Alvianil.

Mas, o empate do Pantera saiu aos 27 minutos, quando Marcelo Pitbull fez grande jogada e tocou para Michel, que tocou na saída do goleiro. A virada não demorou a acontecer e, aos 30 minutos, Rafael Oliveira recebeu em posição duvidosa e tocou na saída do goleiro Lugão. O gol dava o título ao São Raimundo, no critério de mais gols marcados fora de casa. Em busca do empate, o Macaé se lançou ao ataque, mas não conseguiu criar chances reais e viu a equipe da casa dar a volta olímpica no Colosso dos Tapajós.

FICHA TÉCNICA
SÃO RAIMUNDO-PA 2 X 1 MACAÉ ESPORTE
Data/Hora: 01/11/2009 – 18h (de Brasília)
Local: Estádio Colosso do Tapajós (Santarém-PA
Público: 15.779 pagantes (17.592 presentes)
Renda: R$ 297.765,00
Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)
Auxiliares: Luiz Carlos Câmara Bezerra (RN) e Isac Márcio da Silva Oliveira (RN)
Cartão amarelo: Steve (MAC)
>> São Raimundo-PA: Labilá; Ceará (Mauryan), Filho, Preto Marabá e João Pedro; Beto, Marcelo Pitbull, Trindade (Hélcio) e Michel; Rafael Oliveira (Sidvan) e Déo Curuçá. Técnico: Lúcio Santarém.
>> Macaé Esporte: Lugão; Uilian, André, Otávio e Vanderson (Jhonathan); Gedeil, Marciel, André Gomes (Steve) e Wallacer; Leo Santos (Jhon) e Bruno Luiz. Técnico: Toninho Andrade.