Macaé ensina seus jovens a valorizar população idosa

05/10/2011 10:04:56 - Jornalista: Lourdes Acosta

Nas próximas quatro décadas, a população idosa irá triplicar. O alerta vem do relatório do Banco Mundial (Bird) elaborado no primeiro semestre deste ano, apontando que os países emergentes estão ficando velhos. O documento "Envelhecendo em um Brasil mais velho" alerta que os idosos no país, que hoje correspondem a 11% da população em idade ativa, em 2050, serão 49%. Em meados da década de 20, o número de pessoas em idade de trabalhar vai começar a cair e todo o crescimento populacional brasileiro se dará pelo aumento dos idosos.

O município de Macaé não é diferente. Junto com os trabalhadores que chegam à cidade, atraídos pelo pólo offshore de petróleo e gás e que passa a residir nas periferias e bairros, o número de idosos também cresce a cada dia. Segundo o IBGE a população idosa em Macaé também saltou para 13 mil e isso está sendo considerado um caminho sem volta.

De acordo com a subsecretária do Idoso, Cátia Shueler, os dados servem de alerta para que governos e sociedade civil trabalhem juntos na promoção e valorização da população idosa.

- De mãos dadas com a sociedade estamos promovendo políticas públicas, dando oportunidade de atendimento assistencial à população idosa da cidade. O aumento do número de pessoas idosas é um desafio no presente e no futuro, por isso, a administração Riverton Mussi tem primado pela realização de projetos que promovem socialmente e buscam direitos, proteção, assistência e defesa dos idosos de Macaé, garantiu, ressaltando que além da execução dos projetos assistenciais, os socioculturais fazem toda a diferença.

Preparando o futuro – Com a cartilha nas mãos, o estatuto do idoso tem sido divulgado, principalmente, nas escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma publicação de 12 páginas que fala de forma lúdica sobre os direitos e deveres dos idosos, intitulado “Valorizar e respeitar o idoso é valorizar e respeitar o próprio futuro”.

- Essa cartilha foi destaque na II Conferência Estadual do Idoso como uma ação inovadora do município de Macaé, dentro das políticas publicas voltadas para os idosos. A edição é um trabalho de base na educação infantil para que as crianças cresçam aprendendo a tratar com respeito e cuidar bem dos idosos, evitando assim o asilamento – pontuou Cátia.

O trabalho de divulgação está sendo feito primeiramente nas seguintes escolas: Dolores Garcia Rodrigues (Mirante da Lagoa), Colégio Municipal e Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamim (Aroeira), Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Jofre Frossard (Centro) e Reino da Alegria (Imbetiba).

Outros dados do crescimento populacional dos idosos - Nos próximos 40 anos, a população brasileira como um todo vai crescer a uma média de 0,3% ao ano, enquanto os idosos crescerão a uma taxa de 3,2% - 12 vezes mais. Assim, os idosos, que eram 4,9% da população em 1950 (e demoraram 60 anos para dobrar essa proporção e chegar a 10,2% em 2010), vão triplicar para 29,7% até 2050. Em números absolutos, eram 2,6 milhões de idosos brasileiros em 1950, 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050.