Macaé Esporte: a quinta força do futebol carioca

05/04/2009 23:56:20 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Jogadores do Macaé festejam a conquista da vaga no Brasileiro da Série D

Em seu segundo ano no Campeonato Carioca, o Macaé Esporte consolida-se como a quinta força do futebol do Rio de Janeiro. O Alvianil Praiano garantiu a colocação mesmo com a derrota de 3 a 2 para o Tigres do Brasil neste domingo (05), no Estádio Los Larios, em Xerém. O duelo foi válido pela última rodada da Taça Rio.

O quinto lugar garantiu a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço no Brasileiro da Série D deste ano, competição que acontecerá no segundo semestre. Antes, entretanto, o Macaé Esporte disputará a Copa Rio. A estréia será contra o próprio Tigres do Brasil, no próximo dia 25, em local a ser definido pelo Alvianil.

Porém, a derrota para a equipe da Baixada Fluminense tirou do Macaé a chance de ter disputado pelo menos as semifinais do Troféu João Ellis Filho, formado pelos terceiros e quartos colocados das chaves A e B. O Alvianil Praiano somou 10 pontos ganhos nesta Taça Rio e acabou ficando na sexta posição do Grupo B.

No somatório dos dois turnos, o Macaé Esporte somou 20 pontos - mesma pontuação de Bangu, Friburguense e Boavista, respectivamente. Mas, o clube macaense leva vantagem sobre os rivais nos critérios de desempate (número de vitórias e saldo de gols). A campanha do Alvianil é de seis vitórias, dois empates e sete derrotas.

O jogo

Contra o Tigres, o Macaé entrou em campo sonolento e acabou ficando em desvantagem aos 25 minutos. O ala Oziel cruzou da direita e o atacante Gilcimar marcou de cabeça. O empate do time macaense veio aos 32min com o apoiador Wallacer, em bela cobrança de pênalti. Foi o oitavo gol do artilheiro alvianil no Carioca.

Na etapa final, a equipe da casa - que precisava da vitória para escapar do rebaixamento - seguiu melhor, mas a primeira chance foi do Macaé, aos 7min. Em contra-ataque, Kayke recebeu passe do lateral Bill e chutou sobre o gol. A resposta do Tigres veio aos 15min novamente com Gilcimar, que voltou a marcar de cabeça.

Em desvantagem, o alvianil foi em busca do empate e quase sofreu o terceiro aos 17min outra vez com Gilcimar, que chutou de fora da área para a boa defesa de Darci. O goleiro macaense brilhou também aos 23min após chute do ala Oziel da entrada da área, já que a bola havia desviado no atacante Sorato.

O Macaé Esporte só voltou a assustar aos 26min. Jackson deixou Marciano na cara do gol, mas o atacante chutou para fora quando a melhor opção era o passe para o meia Wallacer. Mas, aos 28, o Alvianil chegou ao empate com Marciano, que se livrou da zaga e chutou forte, sem chances de defesa para Marcos Paulo.

No entanto, o Tigres do Brasil foi mais aguerrido em campo e chegou a vitória aos 41min. Após o cruzamento de Leandro Chaves da esquerda, o atacante Sorato tentou marcar de cabeça, mas a bola entrou diretamente no gol defendido por Darci. O Macaé buscou o empate nos minutos finais, mas a equipe da casa assegurou a vitória e a permanência na Primeira Divisão.

A reapresentação do elenco macaense está marcada para terça-feira (07), às 15h30, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo.

FICHA TÉCNICA
TIGRES 3 X 2 MACAÉ
Data/Hora: 05/04/2009 – 16h
Local: Estádio Los Larios (Xerém)
Público: 377 pagantes (577 presentes)
Renda: R$ 4.260,00
Árbitro: Marcelo Correia de Lima
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Pereira Jóia
Cartões amarelos: Marcos Paulo, Pedrão, Zé Carlos, Jailson e Leandro Chaves (TIG); Léo Gonçalves, Jackson e Léo Macaé (MAC)
>> Tigres: Marcos Paulo; Pedrão (Sorato), Jailson e Zé Carlos; Oziel, Leão (Guerra), Dênis, Clayton (Serginho) e Edson; Leandro Chaves e Gilcimar. Técnico: Betão.
>> Macaé: Darci; Fred, André, Otávio e Bill; Léo Gonçalves, André Gomes (Marciel), Wallacer e Gláuber (Léo Macaé); Kayke (Marciano) e Jackson. Técnico: Dário Lourenço.