Macaé Esporte apresenta o atacante Laio

22/12/2009 20:30:21 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

Laio, ao lado do presidente de honra Mirinho, foi apresentado nesta terça-feira

A diretoria do Macaé Esporte deu um verdadeiro presente de Natal ao torcedor na tarde desta terça-feira (22). O clube apresentou oficialmente o atacante Laio, que vem emprestado pelo Botafogo até o final do Campeonato Brasileiro da Série C de 2010. O jogador, de 20 anos, é o sexto reforço do Alvianil Praiano para a disputa do Estadual, que começa em janeiro.

- A única cláusula contratual é que o Botafogo pode negociá-lo após o término do Carioca. No mais, estamos confiantes no talento do jovem Laio, que desde o começo das negociações deu prioridade em defender o Macaé Esporte na próxima temporada - disse o presidente de honra Teodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho.

Natural de Campos dos Goytacazes, Laio acredita que sua vinda para o clube será benéfica. “Acho que aqui vou ter mais oportunidade de jogar e poder crescer. O Macaé será competitivo e acredito que vai brigar para chegar”, disse o jogador, que tem contrato com o Botafogo até 2014. Este ano, ele disputou seis partidas no Brasileiro e marcou dois gols: um na vitória sobre o Santos (2 a 0) e outro na derrota para o Vitória (4 a 1), ambos no Engenhão.
.
- Como característica, sou brigador dentro da área. Gosto de me movimentar pelas costas dos zagueiros e tenho uma boa finalização com as duas pernas, além de ser rápido - avisa o atleta, que diferentemente de boa parte dos jovens que alcançam o sucesso com o futebol, não quer saber de carrões, tem objetivo mais nobre. “Meu objetivo é comprar uma casa para a minha mãe. Até hoje vivemos de aluguel”, frisou o atacante.

História

Ao contrário do que possa parecer, o nome do jogador não é apelido: Laio recebeu o mesmo nome do pai de Édipo, morto pelo filho, na lenda da mitologia grega. Ele começou a carreira no Rio Branco, de Campos. Depois, teve uma curta passagem pelo rival Americano. Porém, os tempos passados no alvinegro não foram fáceis e logo o contrato estava rescindido.

Devolvido ao Rio Branco, Laio concentrou-se nos treinos e não deixou a bola cair. Em janeiro de 2008, o Botafogo se interessou pelo atacante e fez o pedido de empréstimo por um ano e 11 meses. Pedido aceito, deixou os pais em Campos e foi morar com os tios em São Gonçalo, para que pudesse jogar nos juniores do time de General Severiano.

E, no segundo semestre de 2008, Laio provou a sua capacidade no Torneio OPG (Octávio Pinto Guimarães), segunda competição mais importante das categorias de base do Rio. Justamente aí, o desempenho do atacante cresceu muito. Nem tanto na fase de grupos, onde o Botafogo penou algumas vezes, contra Miguel Couto e Macaé. Mas, nos estágios mais agudos, os gols começaram a aparecer.

As atuações chamaram a atenção da comissão técnica da equipe profissional, encabeçada na ocasião pelo técnico Ney Franco, que viu ali um jogador a ser lapidado. Encantado, ele elogiou a capacidade de finalização do atacante, o bom cabeceio e posicionamento. Laio terminou 2008 com um bom saldo, principalmente pelos 14 gols em 18 partidas no Torneio OPG. Em 2009, Laio foi presença certa entre os profissionais do Botafogo.

Apesar de ser integrado ao elenco do Macaé somente em janeiro, o atacante acompanhará o jogo-treino do Alvianil Praiano contra o Americano nesta quarta-feira (23), às 16h, no Estádio Godofredo Cruz, em sua terra natal.

LAIO
Nome: Laio Azeredo dos Santos
Data de nascimento: 02/05/1989
Local: Campos dos Goytacazes (RJ)
Altura: 1,84 m
Peso: 73 kg
Título: Campeão da Taça Guanabara 2009
Clubes que defendeu: Rio Branco, Americano e Botafogo