Macaé Esporte encerra a Segundona com a melhor campanha

15/12/2007 19:56:56 - Jornalista: Tiago Ferreira

Mesmo sem o título, o Macaé Esporte encerrou o Campeonato Estadual da Segunda Divisão com a melhor campanha dentre os 25 times participantes. Em 28 jogos, foram 19 vitórias, três empates e seis derrotas. E o alvianil praiano fechou a competição com um triunfo de 2 a 0 sobre o Cardoso Moreira, neste sábado (15), fora de casa. O duelo foi válido pelo Grupo K.

Com este resultado, a equipe chegou aos 9 pontos ganhos e ficou em terceiro lugar na Segundona. O título ficou com o Resende (11 pontos), que passou pelo Mesquita (10) por 1 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro. Na segunda-feira (17) à noite, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) vai premiar os melhores do campeonato. O Macaé estará presente.

Motivos para homenagens não faltam. A equipe teve o melhor ataque (56 gols pró) e a melhor defesa (21 gols sofridos) do campeonato. Além disso, foi a que mais venceu na Segundona: 19 vitórias no total. O aproveitamento foi de 71,4%. O alvianil só não tem mais o artilheiro da competição. Roberto, com 15 gols, foi ultrapassado nesta rodada por Pipico, do Floresta, que marcou cinco na goleada de 6 a 0 sobre o Independente e chegou aos 17 gols.

- Perdemos o título para nós mesmos. Sofremos na quarta fase o número de derrotas (3) que havíamos sofrido em toda a competição. Faltou a mesma atenção que tivemos nas etapas anteriores, apesar de termos encerrado a Segundona com uma campanha espetacular - disse o técnico Tita, que a partir de segunda-feira (17) inicia, com toda a diretoria, planejamento para 2008.

O jogo

Contra o Cardoso Moreira, o Macaé entrou em campo disposto a devolver a derrota sofrida no turno desta quarta fase. Mas os donos da casa tomaram a iniciativa e, aos 4min, Neném cobrou córner da esquerda e Fábio Tosca cabeceou com perigo. Aos 19, Thiago Annanias fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Pelica pegar de primeira contra o gol de Erivélton.

Porém, no seu primeiro ataque bem tramado, os macaenses abriram o placar logo em seguida, aos 20min. Roberto tocou para Vitinho no bico esquerdo da área. O atacante pegou firme de pé direito para marcar um belo gol, sem chances para Macula. O time teve a chance para ampliar aos 25min com Anderson, em um contra-ataque. O meia arriscou de pé esquerdo da entrada da área, mas a finalização saiu fraca.

A partir daí, o Cardoso passou a legar perigo e, aos 27min, Pelica lançou Fábio Tosca na esquerda. Ele entrou livre na área e chutou para fora. Só que o Macaé administrou a vantagem e foi para o intervalo vencendo por 1 a 0. No intervalo, o auxiliar técnico Marquinhos fez uma mudança na equipe: saiu o volante Marcos Marins para a entrada de Fábio.

Na etapa final, os donos da casa lançaram-se ao ataque em busca do empate e o time macaense teve os contra-ataques ao seu favor. A situação melhorou aos 19min com a expulsão do zagueiro Pandora. Com um a mais, o alvianil deu números finais ao jogo os 30min com o lateral Tiago. Ele bateou de pé esquerdo da entrada da área e contou ainda com a colaboração de Macula. Final: Macaé 2 x 0.

FICHA TÉCNICA
CARDOSO MOREIRA 0 X 2 MACAÉ ESPORTE
Árbitro: André Luis Paes Ramos
Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche Nunes e Jorge Luis Roque
Cartões amarelos: Neném, Thiago Annanias e Henrique (CAR); Oziel e Fábio (MAC)
Cartão vermelho: Pandora (CAR)
>> Cardoso Moreira: Macula; Neném, Fabão (Henrique), Pandora e Thiago Annanias; Paulo Roberto (Sandro), Índio, Pelica e Rodrigo; Léo Santos e Fábio Tosca (Joel). Técnico: Rafael Soriano.
>> Macaé Esporte: Erivélton; Tiago, Alexandre Cavalo, Emerson e Oziel; Pezão (Márcio Gomes), Marcos Marins (Fábio), Flávio Santos e Anderson; Vitinho e Roberto. Técnico: Marquinhos.