Macaé Esporte sofre virada para o Fuminense no Maracanã

15/03/2009 20:20:39 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Zagueiro Hélton encontrou dificuldades para parar o ataque do Flu

O Macaé Esporte sofreu a sua segunda derrota consecutiva na Taça Rio, o returno do Campeonato Carioca. Neste domingo (15) à tarde, no Maracanã, o Alvianil Praiano foi batido, de virada, pelo Fluminense por 3 a 1. O estreante do dia, o atacante Fred (2), e o meia Thiago Neves marcaram para o Tricolor das Laranjeiras. O também apoiador Wallacer fez o gol macaense.

Agora, o Macaé fará dois jogos seguidos com mando de campo. No próximo sábado (21), a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço enfrenta o Americano na Arena Guanabara. No mesmo local, só que no dia 25, o Alvianil receberá o Duque de Caxias. A reapresentação do elenco macaense está marcada para terça-feira (17) pela manhã, no Estádio Cláudio Moacyr.

O jogo – Contando com o apoio de seu torcedor, o Fluminense começou a partida no ataque. Apesar da agressividade da equipe tricolor, o Macaé não permitia que o Flu criasse jogadas de perigo com um bloqueio muito bem armado na entrada da área. O estreante Fred estava sempre marcado e tinha dificuldade para concluir as jogadas.

Com apenas o atacante Osmar isolado na frente, o Macaé acabou chegando ao primeiro gol aos 19min quando o lateral-esquerdo Bill cruzou para a cabeçada certeira do Wallacer. O goleiro Fernando Henrique ainda chegou a tocar na bola, mas não impediu que ela entrasse. Foi o quinto gol do artilheiro macaense na competição.

O Fluminense teve a chance de empatar no minuto seguinte quando Mariano invadiu a área pela direita e rolou para Thiago Neves errar a conclusão. Aos 28, Conca recebeu pela direita e levantou para Everton Santos que foi atrapalhado pela zaga do Macaé e acabou não conseguindo concluir o lance. O Fluminense continuou pressionando, mas errando os cruzamentos.

Aos 32, Thiago Neves cruzou, Hélton tentou salvar e obrigou o goleiro Darci a praticar grande defesa. Na cobrança, a bola sobrou para Thiago Neves que chutou cruzado e Darci defendeu com segurança. O goleiro do Macaé voltou a aparecer outra vez aos 33 minutos segurando uma bola chutada por Romeu da entrada da área.

O Fluminense continuava dominando, mas encontrando grande dificuldade para entrar na área do Macaé. Aos 41, a bola foi cruzada na área e Thiago Neves cabeceou em cima do goleiro Darci. O mesmo Thiago Neves perderia a melhor chance tricolor de chegar ao empate aos 42 minutos quando Fred recebeu dentro da área e girou para Thiago Neves que entrava livre, mas o chute rasteiro do meia acabou defendido por Darci.

No último lance importante da primeira etapa, Wallacer foi lançado na grande área mas demorou muito a chutar e acabou desarmado pela defesa tricolor. O Fluminense voltou para o segundo tempo com o meia Leandro Bomfim no lugar do volante Romeu, numa tentativa do técnico Carlos Alberto Parreira de dar mais agressividade ao ataque tricolor.

Aos 6min, Conca descobriu Mariano na entrada da área e o lateral chutou forte com grande perigo para o gol de Darci. Logo em seguida, o volante André Gomes fez falta violenta sobre Wellington Monteiro e foi expulso de campo, deixando o Macaé em inferioridade numérica. Aos 12, após cobrança de escanteio, Conca cabeceou e a bola bateu no braço do zagueiro do Macaé mas o árbitro interpretou com lance acidental.

O Flu armou um verdadeiro cinturão em torno da área do Macaé e Thiago Neves, aos 13min, desperdiçou outra oportunidade quando, livre na pequena área, ele cabeceou em cima de Darci. No rebote, Fred atingiu o goleiro e acabou punido com o cartão amarelo. Aos 24, Conca cobrou a falta colocando a bola na cabeça do estreante Fred, que se antecipou ao goleiro Darci para empatar o jogo. Aos 27, Fred perdeu a chance de desempatar ao cabecear nas mãos do goleiro depois de boa jogada do ataque tricolor.

Aos 32min, Conca deu um passe perfeito para Everton Santos que chutou no travessão. Na volta, Thiago Neves, de voleio, mandou a bola para as redes, fazendo 2 a 1. A partida ficou inteiramente entregue ao Fluminense que chegou ao terceiro gol que definiu o placar da partida, novamente através de Fred aos 43 minutos, recebendo na área e desviando a bola do goleiro do Macaé que nada pôde fazer.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 1 MACAÉ
Data/Hora: 15/03/2009 – 16h
Local: Maracanã
Renda: R$ 390.572,00
Público: 24.046 pagantes (25.841 presentes)
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Ricardo Almeida e Daniel do Espírito Santo.
Cartões amarelos: Luiz Alberto e Fred (FLU); Darci, Otávio, André Gomes e Osmar (MAC)
Cartão vermelho: André Gomes (MAC)
>> Fluminense: Fernando Henrique; Mariano (Maicon), Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro (Marquinho); Wellington Monteiro, Romeu (Leandro Bomfim), Conca e Thiago Neves; Everton Santos e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
>> Macaé: Darci, Fred, Otávio, Helton e Bill; Léo Gonçalves, André Gomes, Marciel, Wallacer (Everton) e Glauber (Steve); Osmar (Magno). Técnico: Dário Lourenço.