Macaé estuda implantação de transporte ferroviário de passageiros

03/03/2009 16:34:04 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito e secretários de Macaé conversam com secretário Estadual de Transporte projeto para incrementar mobilidade urbana na cidade

O prefeito Riverton Mussi e os secretários de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, e de Obras, Tadeu Campos, se reuniram nesta segunda-feira (2) com o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, em Campos, onde conversaram sobre a proposta do prefeito de implantar em Macaé o transporte ferroviário de passageiros. O prefeito busca parceria da secretaria Estadual de Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar o projeto.

Segundo Riverton, a idéia é absorver parte do número de usuários que utilizam o transporte coletivo de Macaé em um transporte rápido e seguro. “O projeto é utilizar o transporte ferroviário de passageiros entre os bairros Imboassica e Lagomar, com sete estações para embarque e desembarque”, detalhou.

O secretário de Mobilidade Urbana explicou que o projeto é semelhante ao Metrô de Cariri, no Ceará, que possui nove estações e uma linha de 13,6 quilômetros de extensão. Este sistema tem como objetivo interligar as cidades do Crato e de Juazeiro do Norte entre si e é servido por composições do tipo VLT. “O projeto é que o transporte ferroviário de passageiros utilize a bitola já existente na cidade, estreita e o trem será a diesel”, informou Jorge Tavares.

De acordo com o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, a utilização de trem de passageiros em Macaé pode contribuir de forma efetiva para o transporte coletivo. Ele vai ajudar o município na interlocução junto à ANTT. “A agência entra na questão da necessidade de estadualizar o trecho ferroviário. Esse trecho precisa ser municipalizado através de uma estadualização, com isso passará ao Estado e depois para o município”, destacou Lopes.

O investimento em ferrovias visando a combinação dos meios de transporte ferroviário e rodoviário é uma das idéias do Plano de Revitalização das Ferrovias, lançado pelo governo federal, em maio de 2003. “Queremos dar mais agilidade ao tráfego de passageiros e ampliar a mobilidade na cidade”, acrescentou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé.