Macaé, exemplo de Inclusão Digital

04/06/2009 10:51:11 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Arquivo Secom

Aeroporto já conta com internet banda larga gratuita

A prefeitura de Macaé já é exemplo de inclusão digital em todo o país. O município está apresentando, durante o III Seminário Nacional de Banda Larga para Municípios e I Mostra de Aplicações em Tecnologia Wireless, o projeto Cidade Digital, que desenvolvido desde 2007.

O Seminário está sendo realizado até sexta-feira (5) no Hotel Deville, em Porto Alegre (RS), e tem por objetivo discutir as melhores práticas da tecnologia como política pública, tanto na modernização e sustentação das estruturas dos governos, como na prestação de serviços ao cidadão.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que representando Macaé vai ministrar uma palestra sobre Inclusão Digital e Rede Wireless a serviço do cidadão, o acesso à informação, através da inclusão digital é de grande importância para o município.
- Viabilizar o acesso ao conhecimento e às tecnologias é acima de tudo contribuir para minimizar as desigualdades e trabalhar para uma sociedade mais justa e democrática. É necessário promover mudanças através de projetos pioneiros e eficientes. Em tão pouco tempo, já é a quarta vez que participo de congressos para explicar o programa de inclusão digital da cidade de Macaé. Já foi realizada uma monografia de fim de curso sobre as lan house públicas de Macaé e mais duas teses de mestrado estão sendo feitas sobre o impacto da Fábrica de cidadania e lan house pública para minimizar as desigualdades sociais, ressaltou.
Ele explicou que, muito mais do que garantir à população carente acesso à tecnologia, a inclusão digital significa criar um ambiente que favoreça a modernização da gestão pública o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, além da prestação de serviços aos cidadãos em diversas áreas e criar uma nova perspectiva de cidadania por meio da inclusão digital. “Aqui no município temos realizado várias medidas através do projeto Cidade Digital, que teve início em agosto de 2007 com a inauguração da Fábrica da Cidadania e as Lan Houses públicas”, lembrou.
O projeto Cidade Digital é composto de um total de 10 fases. Também compõem o projeto a informatização de todas escolas municipais, que iniciou com a colocação de computadores na administração das unidades escolares; oferta de cursos básicos de informática, gratuitos, para que a população possa ser inserida neste processo.

Além disso, está sendo realizada a melhoria na infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, com a colocação de fibra óptica para funcionar e o aumento da velocidade do link de internet para 60 MB.

- Também estamos desenvolvendo uma série de sistemas de gestão que irão automatizar os processos da prefeitura. Um exemplo é o Sistema de Gestão da Educação que informatizará toda a rede pública de ensino e possibilitará pais de alunos a consultarem a nota de seus filhos pela internet, atualização de notas e frequência pelos professores, ressaltou Guto.

O projeto contempla ainda a abertura de sinal de internet gratuita nas praças, orla da praia dos Cavaleiros, em um dos maiores bairros da cidade, o Parque Aeroporto, que possui 20 mil habitantes e três distritos localizados da região serrana. “Futuramente iremos disponibilizar internet gratuita em toda Macaé. Entendemos que Cidade Digital é o meio único de atender as necessidades do cidadão, que poderá participar cada vez mais das tomadas de decisões e ajudar os governantes a administrar nossa cidade. O prefeito Riverton Mussi está transformando Macaé numa cidade inteligente através de ações práticas e objetivas”, observou.