Macaé faz campanha de prevenção no Dia Mundial de luta contra Aids

01/12/2009 15:05:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Diversas ações foram realizadas na sede da Sociedade Musical Nova Aurora

Tendo a prevenção como principal arma para a luta contra a Aids, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, nesta terça-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma série de ações com orientação, distribuição de preservativos, mostra de vídeo, palestras e seminários numa parceria com a ONG Movimento da Diversidade Sexual (MDS).

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Vera Andrade, lembrou que o primeiro caso de Aids foi identificado no Brasil há 27 anos e que a luta pela prevenção vem sendo intensificada a cada ano. “Até hoje, 545 mil casos já foram notificados, mas, enquanto no princípio a doença era mais comum nos grupos de risco, hoje o perfil dos infectados é bem mais abrangente jovens, mulheres e homens heterossexuais”, disse.

Vera acrescentou que o método de prevenção mais seguro que se tem hoje é o uso consistente e regular do preservativo. “O preservativo é a melhor arma de prevenção, está disponível nos postos de saúde, nos serviços de saúde do município”, enfatizou.

O presidente da Ong MDS, Mário Sérgio dos Santos, ressaltou que a data é um momento de reflexão e cobrança dos órgãos de saúde federal de ações e projetos voltados para pessoas vivendo com Aids. “Em Macaé, a prefeitura possui projetos eficientes que atende toda população, mas em algumas cidades a realidade é outra e os portadores passam por dificuldades, não contam com nenhum tipo de assistência”, frisou.

Durante todo dia as equipes da Secretaria de Saúde e da Ong MDS, com o Grupo pela Vida do Rio de Janeiro realizaram diversas ações na sede da Sociedade Musical Nova Aurora com apresentação de mostras de vídeo, palestras e um seminário sobre prevenção e políticas públicas de saúde para população LGBT.

Mário Sérgio lembrou que o trabalho faz parte do projeto “Alimentando idéias e construindo cidadania”, aprovado pelo Ministério da Saúde que será encerrado no dia 18 com o prêmio MDS, que homenageará parceiros da entidade, personalidades e comunidades que trabalham com prevenção e com pessoas vivendo com Aids.

Teste – A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Coordenação do programa DST/Aids continua, nesta quarta-feira (02), com o projeto CTA Itinerante no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

A população contará com serviços de aconselhamento e a testagem rápida para HIV e Hepatite C, além do teste para sífilis. No teste rápido, o resultado fica pronto em 20 minutos.