Macaé inaugura Ecoponto de resíduos recicláveis

30/12/2011 09:32:08 - Jornalista: Tathiana Campolina

Duas cooperativas vão trabalhar na recepção e separação dos materiais. Em janeiro, serão entregues mais dois Ecopontos.

“Sabemos que todos nós temos dificuldades e desafios para colocarmos alguns planos em desenvolvimento e com a gente não é diferente. A secretaria de Ambiente tem um plano de implantar ecopontos de entrega voluntária e hoje estamos celebrando a implementação de uma política sustentável”, afirmou o secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, durante a inauguração do Ecoponto Norte de Resíduos Recicláveis, no início da tarde desta quinta-feira (29), na sede do espaço, na antiga Fazenda Coqueiral, na Ajuda.

No mesmo dia, o Ecoponto já começou a funcionar e a receber os materiais recicláveis. No local, duas cooperativas que atenderam o edital de chamada irão trabalhar na recepção e separação dos materiais: a Coopclean e a Cooprecicle, sendo que a primeira irá gerenciar o Ecoponto. Toda a venda dos materiais recolhidos será dividida entre os catadores. A secretaria de Ambiente será a responsável por manter a estrutura do local.

O presidente da Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet (Abrepet) e da ONG Eccovida, Edson Freitas, esteve na inauguração e aprovou a idéia.

- Este Ecoponto em Macaé é um projeto piloto que temos o objetivo de levar este modelo para todo o Brasil. Atualmente nós já retiramos cerca de 50 milhões de garrafas pet das comunidades do Rio de Janeiro e com certeza vamos tirar muito mais, disse.

Edson contou um pouco da sua história, que emocionou todos os presentes

- Eu comecei como catador de garrafa pet em uma comunidade no Rio de Janeiro, em um momento que eu estava desempregado, logo após uma enchente que levou muitas garrafas Pet para o bairro. Quando comecei a recolher não sabia o que fazer com elas e fui colocando em um terreno de uma empresa falida sem nem saber para onde levar. Hoje esta iniciativa deu certo e tenho certeza que aqui também vai ter um resultado positivo. Uma coisa todos aqui têm, é a vontade, afirmou.

O presidente da Coopclean, Anderson de Oliveira Araújo, destacou a importância deste Ecoponto. “Além de preservar a natureza, enviando os resíduos para a reciclagem, a gente gera renda para os catadores e mostra para eles que o trabalho do catador é extremamente importante para a sociedade e que funciona. É importante reintegrá-los na sociedade e mostrar o valor desta ação. É muito difícil o poder público apoiar as cooperativas, mas em Macaé nós conseguimos esta parceria e tem tudo para dar certo”, salientou.

O tesoureiro da Cooprecicle, Roni Von Siqueira Lemos, destacou que os cooperativados estão ansiosos para iniciar as atividades. “Estamos aguardando há muito tempo esta iniciativa e todos estão empolgados com esta inauguração. Vamos trabalhar muito em prol do meio ambiente e também vamos aprender sobre educação ambiental”, disse.

Além do Ecoponto Norte, Macaé terá o Central e o Sul. “O Ecoponto Central está em obra, houve um problema administrativo e ela teve que ser paralisada, mas agora em janeiro a empresa retornará as atividades para inaugurarmos no próximo ano. O Ecoponto Sul servirá como um ponto de apoio”, explicou Maxwell, que adiantou que na primeira quinzena de janeiro será inaugurado o Ecoponto de coleta de óleo de cozinha e o Ecoponto de óleo de barco.