Macaé inicia aplicação de novo larvicida contra a dengue

09/06/2009 11:36:54 - Jornalista: Vanêssa Cunha - estagiária

Foto: Ana Chaffin

O aposentado Gutemberg Pereira recebeu, nesta terça, a equipe do CCZ em sua casa para a aplicação do novo larvicida

A prefeitura de Macaé intensifica a luta no combate à dengue. Nesta terça-feira (9), agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já estão aplicando o novo larvicida contra o mosquito na cidade. O novo produto de nome científico, Diflubenzuron, é mais eficaz e atua como inibidor de quitina - que dá origem à formação da “casquinha” do mosquito.

O produto não deixa a larva evoluir, e quando o mosquito nasce, ele não se forma totalmente, o que impede sua reprodução. A substância é mais específica para residências e evita o gasto excessivo no uso do larvicida, que só será utilizado em último caso.

Segundo o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, a participação da população é fundamental para a realização do trabalho dos agentes de endemia. “Hoje, percebemos que os moradores estão mais conscientes e têm maior responsabilidade com os cuidados que devem ser tomados para que não haja proliferação. E, essa conscientização é extremamente importante para o nosso trabalho”, disse.

O diretor ressaltou ainda que, apesar da participação ser boa, hoje 19% das casas estão fechadas, impossibilitando a entrada, e 2% da população impede a entrada dos agentes para o combate. Os bairros onde essas recusas são mais frequentes são Cavaleiros, Bairro da Glória e Lagoa. É importante lembrar que, mesmo sendo um número pequeno, ainda assim dificulta a realização de um bom trabalho.

O aposentado Gutemberg Pereira, 85 anos, recebeu, nesta terça-feira, a equipe do CCZ em sua casa para a aplicação do novo larvicida. “Levo esse trabalho a sério e acho que todos deveriam levar também. É importante para a nossa saúde e mantém a cidade protegida desse mosquito”, disse.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, denunciando locais irregulares, casas onde há possíveis focos do mosquito. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.