Macaé na luta contra a pedofilia

08/05/2009 11:30:40 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Com objetivo de reforçar a campanha nacional contra pedofilia a equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas) dará inicio as atividades, neste domingo(10), com o lançamento da campanha “Todos Contra Pedofilia”. O evento será realizado, a partir das 18h, na praça principal do Parque Aeroporto.

Durante ao lançamento da campanha haverá uma palestra com a presença do secretário de Assistência Social, Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto; a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Annaída Cordeiro; a conselheira tutelar Taciana Pinheiro, e a coordenadora da secretaria de Infância e Juventude, Cíntia Carla. Na oportunidade, serão esclarecidas maneiras de denunciar todo tipo de violência contra crianças e adolescentes. No término da palestra, a equipe da Semas fará uma homenagem as mães, em comemoração ao seu dia.

Segundo Julinho, um dos objetivos da campanha é formular ações de políticas públicas de proteção infanto-juvenil, de acordo com a o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8069/1990.

- Nosso objetivo maior é minimizar a violência contra crianças no município - diz o secretário, acrescentando que a ideia de realizar uma campanha específica no município foi durante o Fórum Infanto-Juvenil, quando foram detectados, por meio de estáticas, muitos casos de pedofilia no município de Macaé.

De acordo com a psicóloga Annaída Cordeiro, a campanha vai percorrer todas as escolas municipais com objetivo de levar informações a crianças e jovens. Ela ressalta que esse trabalho será feito em parceria com a secretaria de Educação (Semed).

- Qualquer instituição governamental ou não poderá solicitar nossas palestras. Nosso objetivo é levar
informação à população no combate do abuso a exploração sexual da criança e do adolescente. Vamos dar início ao nosso ciclo de palestra, no domingo, mas visitaremos outros bairros e instituições governamental e não governamental – explica a psicóloga.

Pedofilia – Definida, atualmente, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual, a pedofilia caracteriza-se pela atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças. O simples desejo, independente da realização do ato sexual, já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto, que ocorram relações sexuais para haver pedofilia. O fato de ser considerado um transtorno, não reduz a necessidade de campanhas de esclarecimento, visando à proteção das crianças e adolescentes e nem tira a responsabilidade do pedófilo pela transgressão das barreiras geracionais.

Resistência em denunciar - Freqüentemente, numa situação em que o pai ou o padrasto é o agressor, a mulher resiste em denunciá-lo não por cumplicidade ou temer as conseqüências, mas por ter dificuldade em aceitar a ideia de que não protegeu adequadamente o filho e de que ama alguém capaz de cometer um crime como esse. “Ela resiste a acreditar que aquilo pode ser verdade. É uma situação muito dolorosa para a mulher”, afirmam os especialistas no assunto.