Macaé oferece reforço escolar preparatório para provas do Promimp

26/10/2009 11:37:26 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Arquivo Secom

Inscrições começam amanhã. São 1500 vagas para os cursos

A prefeitura de Macaé vai oferecer aulas de reforço escolar para preparar a população acima de 18 anos e com o Ensino Fundamental completo para a seleção do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). As inscrições para as aulas começam nesta terça-feira (27) e vão até o próximo dia três. Ao todo, o Prominp vai oferecer 10.235 vagas no estado.

Estão sendo oferecidas 1500 vagas para as aulas de reforço em Matemática, Português e Raciocínio Lógico, com carga horária de 120 horas aula (40 h/aula por disciplina). As podem devem ser feitas no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação, situado na rua Alfredo Backer, 363, Centro (próximo ao Corpo de Bombeiros).

Os interessados deverão comparecer ao CETEP, de 8h às 17h, levando original e cópia dos documentos: Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4; e declaração do Programa Bolsa Família para os beneficiários.

De acordo com a Subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, o objetivo é preparar essa população, nivelando os conhecimentos para concorrer às vagas do Prominp. O curso terá duração média de um mês e está previsto para iniciar no próximo dia nove. A data, horário e local serão previamente divulgados.

A subsecretária lembra que o curso preparatório está sendo realizado em parceria entre o município e os Governos Federal (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS) e Estadual (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH). As aulas de reforço acontecem também através de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (coordenação do Programa Bolsa Família), Secretaria Municipal de Educação (CETEP) e Subsecretaria Municipal de Trabalho e Renda.

- O curso será oferecido à população em geral, dando prioridade aos cidadãos cadastrados no CADÚNICO (Cadastro Único) e aos beneficiários do Programa Bolsa Família. Este reforço não é obrigatório, mas faz parte de uma parceria entre a União, Estados e Municípios com o objetivo de preparar essas pessoas para que possam concorrer às vagas do Prominp, um projeto do Governo Federal e Petrobras e oferece bolsas de estudo e oportunidades no mercado de trabalho que se amplia ainda mais com a exploração do pré-sal, frisou a subsecretária.