Macaé participa da Santos Offshore 2009

26/10/2009 15:45:55 - Jornalista: Catarina Brust*

Foto: Divulgação

Secretários municipais participaram de evento que reúne fornecedores e usuários do setor de petróleo e gás

Com o tema "Mercado de fornecedores de bens e serviços para o setor de petróleo e gás", a Santos Offshore Oil & Gás Expo and Conference, realizada encerrada na última sexta-feira (23) no Mendes Convention Center, em Santos (SP), contou com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Comunicação Social e de Governo. O evento, assim como a Brasil Offshore realizada de dois em dois anos em Macaé, reúne fornecedores e compradores da cadeia produtiva de petróleo e gás, além de Conferência e Rodada de Negócios.

Os subsecretários municipais de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares, de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves e de Governo, Fernando Amorim participaram do evento em Santos. A Santos Offfshore é patrocinada pela Petrobras.

De acordo com o subsecretário de Indústria e Comércio, a cidade paulista de Santos já vem se preparando para todo o impacto que receberá após a descoberta do pré-sal.

- Eles já estão fazendo pesquisas e representantes do município já vieram a Macaé conhecer os impactos positivos e negativos que a cidade teve após a descoberta de petróleo e gás na Bacia de Campos e da vinda da Petrobras para a cidade. Santos já é uma cidade com quase 500 mil habitantes e tem pouco espaço físico para crescer. Provavelmente os municípios no entorno é que deverão se desenvolver, disse Edimilson Gonçalves.

Na sua visão, Macaé poderá também até exporta parte de mão de obra como também receber parte de trabalhadores do setor. “O primeiro curso de instrumentação foi aplicado pelo Senai de Santos que já existe há bastante tempo. As empresas estabelecidas em Macaé também poderão se beneficiar com o crescimento do setor da cadeira produtiva do petróleo e gás após a descoberta do pré-sal”, disse o subsecretário de Indústria e Comércio.

A edição desse ano contou com a participação de 251 empresas expositoras do Brasil e do exterior, com a perspectiva de geração de 300 milhões de reais em negócios e cerca de 18 mil visitantes. Em paralelo no local, também foram realizadas a Santos Offshore Conference, a Rodada de Negócios, Mini-Cursos e o Canal Fornecedor. O principal tema discutido na Feira foi o Pré-sal que tem mobilizado os municípios da baixada santista e empresas do segmento do petróleo. De Macaé participaram como expositores, a Revista Macaé Offshore e o Guia de Negócios da Bacia de Campos (GNBC).

A Santos Offshore Conference teve o propósito de levar conhecimento e desenvolvimento de recursos offshore nos campos de Exploração, Explotação, Logística, Gás Natural, Responsabilidade Socioambiental, Marco Regulatório, Bacia de Santos e o Setor Produtivo. Durante três dias, foram realizadas diversas apresentações acadêmicas. Como incentivo aos profissionais do segmento, o comitê de avaliação da conferência encarregou-se de escolher os melhores trabalhos com base na contribuição científica que estes proporcionaram ao mercado.

Foram premiados ao todo 27 técnicos em três categorias: Economia, Tecnologia e Responsabilidade Socioambiental. Os prêmios foram entregues pelo diretor da AGS3, Valmir Semeghini e pelos membros do comitê técnico da Santos Offshore Conference , o presidente Juarez Fontana e o vice-presidente André Belém.

A Rodada de Negócios, no andar intermediário do pavilhões de exposições, reunindo 12 empresas âncoras e 60 fornecedoras, em 150 reuniões para geração de negócios em empreendimentos direcionados ao segmento de petróleo e gás. Realizada pelo Sebrae/SP, em parceria com o Prominp, a expectativa é que a Rodada favoreça médias e pequenas empresas que desejam ingressar no fornecimento ao setor offshore.

Outro destaque foi a palestra ministrada pelo gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso com o tema "Como a Bacia de Santos transformou-se em uma sólida realidade", que reuniu cerca de 200 profissionais durante a programação da Santos Offshore Conference.

Em coletiva de imprensa logo após a palestra, dentre outros assuntos relacionados à Bacia de Santos, Marcusso relatou a importância do evento para a exploração e produção da cadeia produtiva de petróleo e gás. "Esta feira enxergou a potencialidade da Bacia de Santos antes da chegada do pré-sal e estamos vendo o resultado nesta terceira edição".

* Com assessoria da Fire Midia