Macaé participa de Congresso das Guardas Municipais em São Paulo

31/07/2009 17:05:57 - Jornalista: Claudia Massad

Foto: Arquivo Secom

Grupamento de cães será apresentado no congresso

A Guarda Municipal de Macaé vai participar com estande, 65 integrantes e diversos Grupamentos do Congresso Nacional das Guardas Municipais que será realizado na próxima semana – de cinco a sete - no Centro de Convenções Costa da Mata Atlântica, em São Vicente, São Paulo.

Durante o Congresso, o ultraleve da Guarda de Macaé fará apresentação e equipe do Grupamento Independente de Cães (GIC) irá exibir os cães adestrados por seus profissionais.

O diretor jurídico da Guarda de Macaé, Ronaldo Linhares, será o único palestrante do Estado do Rio de Janeiro no Congresso. Linhares frisou a importância da participação de Macaé.

O Congresso Nacional das Guardas Municipais é o evento anual mais importante do segmento. Estima-se que 250 cidades e 25 estados participem com, aproximadamente 1800 congressistas.

Em parceria com a União Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil, será realizado o Fórum Nacional de Segurança Municipal. No evento aocntece ainda a Feira Nacional de Segurança Municipal e o Encontro Nacional de Comandantes de Guardas Municipais.

A importância da participação de Macaé no Congresso é ressaltada pelo presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco.

- Além do Congresso, os eventos que acontecem são importantíssimos para todos. Os temas abordados são fundamentais para avaliar e analisar a evolução da criminalidade no país e ter parâmetros para realizar um trabalho em Macaé. É preciso exercer políticas públicas municipais de prevenção social à violência e à criminalidade, observa Antônio Franco, que estará presente no Congresso.





PROGRAMAÇÃO DO 19 CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS - São Vicente/SP


PROGRAMAÇÃO

Dia 05/08/ 2009 - quarta-feira

14h- Início do Credenciamento

Pré-Apresentação da Feira Nacional de Segurança Pública Municipal aos estudantes da rede municipal de ensino, com apresentação dos canis das Guardas Municipais.

17h – Abertura do FENASEM/EXPOGM, com participação Especial da Banda Musical da Guarda Civil Municipal de Santana de Parnaíba/SP.

18h – Cerimônia de Abertura do Congresso

18h30min - Composição da Mesa Principal

19h - Mesa de abertura: “Gestão Democrática: Controle Social, Integração e Federalismo”.

Dia 06.08.2009 – quinta feira

14h - Mesa n° 1 Tema: “Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança”

17h - Mesa n° 2 Tema: “Valorização Profissional e Otimização nas Condições de Trabalho”. Com participação do diretor jurídico da Guarda Municipal de Macaé, advogado criminalista e vice-presidente do Conselho Nacional dos Guardas Municipais para o Estado do Rio de Janeiro, Ronaldo Linhares,

Dia 07.09.2009 – sexta feira

14h - Mesa n° 3 Tema: “Repressão Qualificada da Criminalidade pelas Secretarias Municipais de Segurança”

17h - Mesa Parlamentar Tema: “Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz”.

18h - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO