Macaé participa de Outubro Rosa

17/10/2011 10:47:17 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

Ao aderir à campanha, o município coloriu com iluminação cor de rosa o prédio da subsecretaria de Política para as Mulheres

Desde o começo deste mês, a Prefeitura de Macaé está participando do movimento popular conhecido como “Outubro Rosa”, uma campanha internacional pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata 11 mil mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ao aderir à campanha, o município coloriu com iluminação cor de rosa o prédio da subsecretaria de Política para as Mulheres, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas e fazer um alerta quanto à importância da prevenção da doença, que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo, sendo também a causa mortis entre as mulheres brasileiras na atualidade.

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vania Deveza, explica que o nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e sua prevenção.

- O ato simboliza o evento que surgiu no final do século XX, em 1990, em Nova York (EUA), com a distribuição de laços cor-de-rosa esclarecendo e alertando a população, empresas e organizações sobre a luta contra o câncer de mama, estimulando à prevenção. A celebração inclui o incentivo ao exame de mamografia, que, se realizado em tempo, pode antecipar o diagnóstico do câncer com chances reais de cura, acentua.

Ela ressalta que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. “Temos que fazer sempre um trabalho educativo para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e tentar mudar a estimativa do Inca de que milhares de novos casos de câncer serão diagnosticados no país, neste ano”.

Contribuição de Macaé - A iluminação do prédio da subsecretaria com a cor rosa não é a única contribuição ao Outubro Rosa. Houve também um movimento nas principais ruas da cidade para conscientizar as mulheres transeuntes a fazerem exames de mamografia.

A subsecretária e médica, Vânia Deveza, conclamou todas as mulheres de Macaé para que tenham o cuidado de buscar sempre a prevenção, procurando fazer o exame de mamografia anualmente. “É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico. Se a mulher não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Por isso, a prevenção deve ser colocada em primeiro plano”, observa.

Estatística – Segundo Deveza, os dados do Subsistema de Informação do Controle do Câncer de Mama do SUS (Sismama) revelam que de janeiro de 2010 até esta data (outubro de 2011) foram realizados, em Macaé, 3.922 exames de mamografia e destes, 54 casos foram de mulheres com suspeita de câncer de mama.

Histórico do movimento – Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. Sua marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem todos os anos a cor da campanha. O exemplo disso é a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, várias cidades já ficaram rosadas durante este mês em nome da causa, colorindo prédios públicos, monumentos, estações de ônibus, parques e universidades. Entre os monumentos mais importantes que permanecerão iluminados em outubro estão o Cristo Redentor, no Rio, e o símbolo do Congresso Nacional, em Brasília.