Macaé participa do Dia Estadualde Vacinação para a Raiva Animal

06/10/2017 14:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Rui Porto Filho

Dezesseis postos estarão vacinando no sábado. No Parque da Cidade, prefeitura lançará "Identidade Animal"

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Macaé, estarão neste sábado (7), de 9h às 16h, em 16 postos de Vacinação, distribuídos em 12 localidades diferentes, para vacinar cães e gatos. Trata-se do Dia Estadual de Vacinação contra a Raiva, uma doença incurável nos animais e fatal no ser humano, sendo transmitida pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus.

A expectativa para o Dia Estadual de Vacinação é de que cerca de cinco mil animais sejam imunizados. Segundo Flávio Paschoal, coordenador administrativo do CCZ, no último “Dia” realizado no município, foram vacinados 4.005 animais, sendo 3.396 cães e 609 felinos. Na pré-campanha, que ocorreu de junho a setembro, mais de 16 mil animais foram vacinados e a meta anual pode chegar a mais de 20 mil.

- É importante ressaltar que a vacina tem que ser aplicada uma vez por ano, portanto, os animais que já foram vacinados em 2017, não precisam ser vacinados novamente. A vacinação é de suma importância para o animal de estimação – alertou.

O CCZ recebeu sete mil doses da vacina para o Dia Estadual de Vacinação contra a raiva. Durante todo o evento, os médicos veterinários e 150 agentes de Combate a Endemias estarão envolvidos. “A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. Assim, é preciso que os proprietários e protetores de cães e gatos levem seus animais de estimação para se vacinar”, recomendou Rafael Amorim, coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais.

Orientação

O CCZ orienta aos proprietários de animais para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde devem esperar a recuperação para receber a vacina e isso vale para as fêmeas que estejam prenhas.

Veja os locais da vacinação antirrábica


  • Centro – Em frente ao Posto de Saúde Jorge Caldas

  • Praia Campista – Parque da Cidade

  • Visconde de Araújo – Praça da Igreja de Santo Antonio e na Escola 1º de Maio

  • Cajueiros – Quadra da Princesinha

  • Aeroporto – Escolas Cláudio Moacir de Azevedo e Zelita Rocha

  • Morro de Sant’Anna – Escola Municipal Amil Tanos

  • Aroeira – Escola Municipal Aroeira

  • Botafogo – Praça principal

  • Barra de Macaé – Praça Beira Rio

  • Lagomar – Na Avenida W 5, esquina com W 12, com W20 e com W 28

  • Visconde – Praça da Igreja de Santo Antônio

  • Imbetiba – Orla da Praia


Prefeitura lança "Identidade Animal" durante Feira de Adoção

Dando prosseguimento à Semana Municipal dos Animais, a Prefeitura de Macaé, através Secretaria de Saúde, vai lançar também neste sábado, de 9h às 17h, durante a Feira de Adoção de Cães e Gatos, no Parque da Cidade, a ‘Identidade Animal’. O documento, que consiste numa carteira numerada com dados como o nome do animal, sexo, informação sobre se está castrado e dados do proprietário, além da data de expedição, será um Registro Geral do Animal (RGA).

O objetivo é documentar e comprovar a identidade do pet e de seu dono e poderá ajudar na busca de um animal em caso de perda ou fuga, facilitar o transporte em viagens, além de ajudar na identificação da posse do animal. “A finalidade é exatamente a de proteger os animais de estimação, porque a partir do momento que damos a eles uma identificação, estaremos criando um cadastro que visa a proteção e promoção da saúde do animal”, pontuou o coordenador de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da secretaria de Saúde, Rafael Amorim.

Ele explicou que a política pública de registro dos animais alinhada à promoção de saúde e Controle Populacional monta um tripé de regulação com vistas a posse responsável, o que é primordial para a saúde preventiva humana, uma vez que os animais bem tratados deixam de estar nas ruas e ser potenciais vetores de Zoonoses.

Os cães e gatos disponíveis para adoção são adultos castrados, vacinados e filhotes. Durante o evento haverá vacinação contra a raiva para os que ainda não foram imunizados e que se encontrarem no local. Para adotar animais de estimação as pessoas devem ser maiores de 18 anos, portando RG, CPF e comprovante de residência. No ato da adoção será assinado termo de responsabilidade pela adoção, ficando o adotante responsável pela guarda, alimentação e bem-estar do animal.

No sábado (7) haverá ainda uma Mesa Redonda com o tema “Saúde Animal”. A Feira de Adoção continua até domingo (8), no Parque da Cidade.