Macaé participa do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2011

30/05/2011 11:32:12 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar contará, em sua oitava edição, com mais participação de Macaé. A premiação é uma atividade de avaliação, seleção, premiação e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) promovida pela organização não governamental “Ação Fome Zero”. O objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do país.

- Percebemos uma mudança nos hábitos alimentares dos alunos, principalmente a partir do ano passado, quando demos início à formação continuada em nutrição para professores orientadores. Desenvolvemos o projeto pedagógico nas escolas “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, voltado para o consumo de legumes, verduras e frutas e também passamos a comemorar a “Semana da Alimentação”. Uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento do escolar - disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

O Prêmio seleciona as melhores práticas de gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a seleção e premiação dos municípios será feitos a partir da análise de diferentes aspectos.

Para participar, a Coordenadoria de Nutrição da Secretaria forneceu dados sobre ações desenvolvidas no ano passado, como a “Semana da Alimentação Escolar”, a capacitação de merendeiras (“Aproveitamento Integral de Alimentos”), a capacitação para nutricionistas da empresa terceirizada que presta serviços ao município para apoio nos testes de aceitabilidade nas escolas, a formação continuada para os professores orientadores, capacitando-os no tema “alimentos industrializados: mitos e verdades”, além dos testes de aceitabilidade, com o suco da horta (suco funcional de limão, maracujá e couve) e com o peixe ensopado.

O processo de avaliação e construção do banco de dados dura cerca de cinco meses para ser concluído e inclui o trabalho de sistematização das informações enviadas, avaliação quantitativa e análise qualitativa das experiências apresentadas, seleção das melhores gestões municipais e, por fim, as visitas técnicas, in loco, para a checagem definitiva das práticas.

Uma comissão julgadora composta por especialistas e professores das áreas de nutrição, educação, administração pública, políticas públicas, economia e desenvolvimento local acompanha e delibera sobre todo o processo. Daí sai a lista dos municípios premiados em suas respectivas categorias na cerimônia realizada em Brasília, que contará com a presença de empresários, Ministros de Estado e da Presidente da República, Dilma Rousseff.


- Participamos desde 2007 do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é referência em alimentação escolar e é importante estarmos sempre inseridos. Ganhando ou não, é uma prática importante quando se pensa em alimentação escolar, pois recebemos um boletim com a situação da alimentação escolar nacional, para termos parâmetros sobre o que avançamos e no que podemos avançar – afirmou coordenadora da Alimentação Escolar, Dina Reis.

Exemplos de avanços na alimentação escolar de Macaé não faltam. Só em 2011, já foi realizada a “Semana de Alimentação”, o teste de aceitabilidade com feijão de corda, o treinamento de professores orientadores, além dos cursos de capacitação para pessoal de apoio, que ajuda a servir as merendas nas escolas, e para as merendeiras.

No ano de 2007, Macaé foi um dos dois únicos municípios do Estado do Rio selecionados para a etapa final do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, mostrando que estão sendo feitos investimentos na qualidade. Macaé também foi finalista do 5º Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva em 2010, na cidade de São Paulo, com um trabalho de tema “Introdução de um suco funcional na alimentação educacional de Macaé”, selecionado para ser apresentado no VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional.

Além destes, o trabalho “Educação nutricional na garantia de cidadania e promoção de práticas alimentares saudáveis”, que é um relato de experiências nas escolas públicas de Macaé, com ênfase nas escolas de horário integral foi o vencedor do concurso de bunner promovido no 4º Fórum Nacional de Alimentação Escolar.