Macaé: potencial de consumo é destaque para empresários

15/12/2009 15:34:38 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Ana Chaffin

Palestra foi promovida pela Inter TV, com apoio da prefeitura

Na contramão de outras regiões do estado, o Índice de Potencial de Consumo (IPC) de Macaé cresceu quase 25% nos últimos dois anos. Os números que refletem o crescimento econômico da cidade foram apresentados nesta terça-feira (15) ao empresariado local durante palestra promovida pela Inter TV, com apoio da prefeitura, através das secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo foi chamar a atenção dos empresários sobre a importância de fortalecer o mercado local, já que grandes marcas do país inteiro e até do exterior estão investindo na cidade. Presente ao encontro, o prefeito Riverton Mussi ressaltou que o fortalecimento da economia tem sempre que ser comemorado, mas que o comércio local precisa ficar atento e investir cada vez mais para acompanhar a concorrência.

- A Inter TV foi muito feliz em promover este encontro, o que mostra a sua preocupação com o desenvolvimento não só de Macaé, mas de toda a região. A prefeitura tem procurado fazer a sua parte, através das secretarias da área econômica, dando todo apoio possível ao empresariado local, disse Riverton.

Na palestra, o diretor superintendente da Inter TV, Dirceu Simabucuru, apresentou pesquisas que mostram que o crescimento econômico de Macaé representa ao mesmo tempo oportunidades e ameaças ao empresariado local. Só o mercado do setor de alimentação cresceu 23% nos últimos dois anos, seguido de perto pelo de veículos, que cresceu 21%.

- Ao mesmo tempo que temos um mercado consumidor impressionante, temos também os olhos de todo o país voltados para Macaé. A cidade está recebendo investimentos de grandes marcas – já está aqui o Walmart, e em breve estarão outras, como Tok & Stock, C&C Construção e o Carrefour. Se por um lado para a cidade isso é muito bom, para o empresariado local a chegada destes gigantes do varejo pode significar uma ameaça, ressaltou.

De acordo com Dirceu, só vai sobreviver ao mercado quem conseguir apostar em um diferencial legítimo, que concentre preço, bom atendimento e estratégias de marketing que fortaleçam a marca da empresa. “De nada adianta preparar um comercial lindo e anunciar na tevê, se o produto oferecido não for bom. O mercado tem que estar preparado, e temos todo interesse que isso aconteça, pois assim nos fortalecemos juntos”, ressaltou o diretor.

Também participaram da palestra os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, de Obras, Tadeu Campos, de Educação, Marilena Garcia, de Gestão, Romulo Campos, além dos subsecretários de Governo, Fernando Amorim, e de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares.