Macaé promove IV Fórum Municipal Homoafetivo

30/06/2009 16:34:41 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Evento acontece na Associação Médica

Acontece no próximo dia oito, a partir das 20h, o IV Fórum Municipal Homoafetivo de Macaé. O evento, que tem como tema “Diversidade e Cidadania”, esta sendo promovido pela Ong Movimento da Diversidade Sexual (MDS) e o Programa Municipal DST/Aids da secretaria de Saúde.

O fórum será realizado na Associação Médica de Macaé, onde haverá palestras que irão abordar sobre direitos humanos, orientação sexual e sexualidade. A coordenadora do Programa DST/Aids, Vera Andrade, lembra que o Fórum Homoafetivo é um espaço de discussão e luta pela redução do preconceito e da violência.

O presidente da Ong MDS, Mário Sérgio Santos, ressalta que o objetivo do evento é trazer para a sociedade uma reflexão sobre questões sociais, a partir dos temas como “Sexualidade em tempos de Aids”, uma vez que não existe mais grupo de risco.

- Vivemos no país da diversidade e temos que derrubar os muros da ignorância que ainda cega, criando barreiras e consequentemente alimentando preconceitos. Entre nossas lutas, está o projeto de lei 122/2006, pela criminalização nos casos de homofobia, em tramitação no Senado Federal, disse Mário.

Ele acrescenta que alguns dados mostram que no Brasil, 68% de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais já sofreram algum tipo de agressão física ou verbal, que acontecem na escola, em casa, no trabalho, na rua ou mesmo na hora do lazer. “É preciso dar um basta e lutar por respeito e para que sejam respeitados os direitos LGBT”, falou.

Além das palestras, “Sexualidade em tempos de Aids”, “Diversidade – identidade de gênero e orientação sexual” e “Discriminação e direitos humanos” está incluída na programação show com as caricatas Manayra Manon e Edilene Água Suja.

A comissão organizadora do evento ressalta o apoio da prefeitura e do secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, por contribuir com esta ação que visa principalmente, levar informação a toda sociedade. “Além do apoio, a secretaria de Saúde desenvolve durante todo ano políticas públicas de saúde para a população LGBT e de pessoas vivendo com Aids, de forma humanizada”.

O evento contará a presença de diversas Ongs da região como o Grupo Esperança, de Campos dos Goytacazes, Grupo Cores da Vida, Rio das Ostras, Grupo Cabofree e Iguais, ambos de Cabo Frio.