Macaé propõe intercâmbio com Aberdeen

09/09/2005 17:42:40 - Jornalista: Simone Noronha

Em sua segunda viagem internacional em busca de investimentos para o município, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), se encontrou nesta sexta-feira (9) com representantes da prefeitura de Aberdeen, na Escócia, onde está acontecendo a Offshore Europe 2005, uma das mais importantes feiras de petróleo do mundo. Riverton e a comitiva macaense se reuniram com o prefeito de Aberdeen, John Hanous, onde foi lançada a proposta de um intercâmbio entre as duas cidades.

Durante a conversa, os dois prefeitos se mostraram dispostos a firmar um programa de intercâmbio esportivo e cultural entre alunos da rede pública de ensino. “Apresentei a proposta e o prefeito de Aberdeen gostou muito. Nossa intenção é fazer a troca de experiências entre os jovens, já que as duas cidades são bastante parecidas economicamente. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos”, comentou Riverton.

No encontro com o prefeito escocês, a comitiva ficou impressionada com as semelhanças de Aberdeen com Macaé. Antes de serem pólos da indústria offshore, as duas cidades tinham na pesca a sua principal fonte de renda. “Só que eles se prepararam para o crescimento. Assim que o petróleo chegou, a cidade preparou a sua mão de obra. Dez anos depois, muitos cidadãos de Aberdeen já tinham seu próprio negócio do setor offshore, garantindo desenvolvimento de tecnologia e riquezas para o município”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel.

Para o prefeito, o que foi visto em Aberdeen mostra que a atual administração está no caminho certo. “Também estamos investindo na qualificação da nossa mão de obra e na atração de novos investimentos, como o pólo tcnológico, por exemplo”, comentou Riverton.

A cidade escocesa tem cerca de 220 mil habitantes, e um orçamento equivalente a R$ 1,5 bilhão. “Só que eles são responsáveis por tudo no município, inclusive atribuições no Brasil que são do Estado, como segurança pública e educação em todos os níveis”, comentou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Siqueira.