Macaé realiza nesta quarta o III Simpósio de Educação Infantil

19/03/2024 18:47:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

“A leitura e a escrita nos territórios das infâncias” será o tema do III simpósio de Educação Infantil que acontece nesta quarta-feira (20), na Cidade Universitária. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação, é voltado para diretores e professores orientadores deste segmento e contará com o diálogo com especialistas na construção de estratégias ligadas à promoção da leitura e escrita no cotidiano, entre outros temas. Para participar é necessário inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/qrbsPgU8tgniKASPA.

O Simpósio será uma oportunidade de troca de conhecimento, com formação de duas mesas ao longo da programação realizada no Auditório Cláudio Ulpiano. A abertura será às 8h30, após o credenciamento que terá início às 8h.

A primeira mesa será formada às 9h, sob o tema: O direito à linguagem escrita na creche: saberes e fazeres relacionados à mediação literária. A condução será feita por Heloisa Carreiro - Professora Adjunta da FFP/ UERJ, pesquisadora de questões relacionadas ao campo da formação de docentes e formação de leitores (adultos e crianças), com trabalho pedagógico com diferentes linguagens e Coordenadora do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infância.

No turno da tarde a programação será retomada às 13h30, com formação da segunda mesa às 14h, com o tema: “Eu sei um montão de coisas”: experiências com a oralidade, leitura e escrita na pré-escola, com Greice Duarte de Brito Silva - Doutora e Mestre em Educação na Linha de Pesquisa, Linguagem, Cultura e Processos Formativos do PPG-Edu/UFF). Licenciada em Pedagogia e pesquisadora no Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR/FEUFF. Atualmente é Professora EBTT (Coluni-UFF), Orientadora de monografia no Curso de Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e Professora na Especialização em Docência na Educação Infantil (Capes/UAB/UEPG).

O III Simpósio de Educação Infantil é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Superintendência de Educação Infantil.