Macaé recebe oficinas do Plano Estadual de Habitação

22/11/2011 16:13:00 - Jornalista:

Em mais uma parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Macaé recebe nesta quarta-feira (23) as oficinas de trabalho promovidas pela Secretaria Estadual de Habitação. No encontro, o novo secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani, vai apresentar o diagnóstico da segunda etapa do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do estado. O evento acontece às 9h30m, no Paço Municipal.

O principal objetivo do plano é o reduzir o déficit estadual de moradia, que é de aproximadamente 500 mil unidades habitacionais. Em Macaé, a área de Habitação foi uma das que mais ganharam investimentos por parte da Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, contemplando milhares de famílias de baixa renda que puderam realizar o sonho da casa própria. A prefeitura já construiu e entregou, junto com a Caixa Econômica Federal, 1.152 unidades, outras 832 unidades estão pré-aprovadas e, até o fim do governo Riverton Mussi, deverá totalizar pelo menos 4.000 casas e apartamentos construídos.

A Prefeitura também já concluiu o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), foi discutido e aprovado durante audiência pública no ano passado. O diagnóstico apontou que o município precisa construir, até o ano de 2024, 3.407 novas unidades habitacionais e remover 4.095 domicílios por estarem em área de risco, faixas marginais de proteção de rios e lagoas ou de preservação ambiental. Além disso, 11.997 domicílios estão em situação inadequada e necessitam de melhorias ou urbanização e 18.348 unidades terão de ser construídas para atender ao aumento populacional na faixa de renda de zero a cinco salários mínimos. As necessidades foram levantadas pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Habitação e serão implementadas até 2024.