Macaé recebe veículos para combate ao Aedes aegypti

05/02/2016 10:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação-Governo do Estado

Veículos dão suporte ao combate do mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus

Nesta quinta-feira (4), Macaé ganhou reforço no combate ao Aedes aegypti. O secretário de Saúde, Pedro Reis, esteve no Rio para receber mais dois veículos que vão atuar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunha. Ao todo, Macaé recebeu três veículos doados pela Secretaria Estadual de Saúde, adquiridos com verba do Ministério da Saúde. O Governo do Estado distribui 170 veículos para os 91 municípios fluminenses para ações de vigilância em saúde.

A opção pela aquisição dos veículos se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios. Os recursos investidos na aquisição foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e são referentes à rubrica da Vigilância em Saúde, destinada exclusivamente para ações de Vigilância Epidemiológica a serem definidas pelos municípios. Entre as atuações estão o apoio às equipes de campo, transporte de amostras e investigação de casos. Municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros. O primeiro veículo foi entregue ao prefeito de Macaé, Dr Aluízio, em dezembro do ano passado e já estão operando junto aos agentes de endemias.

De acordo com o Secretário de Saúde, Pedro Reis, a proposta é buscar estratégias para eliminar o Aedes aegypti, sensibilizar as pessoas sobre a gravidade das doenças transmitidas e multiplicar a informação por meio de formadores de opinião, como escolas, grupos religiosos, entre outros.

- Esse é mais um reforço no combate ao Aedes aegypti. Por meio do Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti, estamos intensificando as ações que incluem visitas domiciliares, mutirões de limpeza e de conscientização. Somente este ano, cerca de 15 mil imóveis foram vistoriados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Reforçamos que a população precisa colaborar, eliminando possíveis focos criadouros do mosquito – pontua Pedro Reis.

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite dengue e chicungunha. Portanto, a forma mais eficaz de prevenção é combater o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos.

– O Estado é parceiro dos municípios nessa batalha, que é diária e que só será vencida com o apoio de toda a população – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão.


Fotos Relacionadas