Macaé se prepara para a Semana Santa

15/03/2022 11:46:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Cerca de 30 a 40 mil pessoas passarão pelo Mercado do Peixe

Com a antecedência de um mês, a Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura, vinculada à pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, elabora, junto a outros órgãos municipais, um plano de ação para a Semana Santa. Neste feriado, o município recebe cerca de 30 a 40 mil pessoas no Mercado do Peixe, o que é uma tradição e atrativo turístico-econômico da cidade.

O secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura, que é veterinário e foi responsável técnico do Mercado do Peixe, Jair Barcelos, conduziu a reunião sobre o plano de ação, na tarde desta segunda-feira (14), no auditório do Paço Municipal. “Este plano está sendo elaborado para recebermos bem os consumidores e também para darmos suporte aos comerciantes que voltam à atividade após o período crítico da pandemia de covid-19. No feriado, as vendas aumentam em até seis vezes” disse.

Também o secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha destacou a importância deste feriado para a economia da cidade. “Nos preparamos para receber também aqueles que estão de passagem pelo município, ou os que vêm da Serra. Para melhorar a logística e assim darmos mais celeridade às filas, vamos aumentar o número de vagas para limpadores de pescado neste período”, informou.

Na praça Benedicto Lacerda, localizada ao lado do Mercado e do cais, serão montadas tendas para proporcionar mais conforto aos consumidores e ainda para abrigar atrações culturais.

Durante o feriado, o horário de atendimento do Mercado será estendido. Ele ficará aberto do dia 12 de abril (terça-feira) e até o dia 17 (domingo), das 7h às 17h. Operações especiais das secretarias de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana serão implementadas nestes dias. “Locais do entorno do Mercado com proibição para estacionar serão liberados para atender aos consumidores. Eles terão comodidade para comprar e assim fazer a economia da cidade girar. Também controlaremos o fluxo de trânsito e a travessia de pedestres, viabilizando a segurança”, ressaltou o agente de Mobilidade Urbana, Sérgio Lopes.

Obras de manutenção dos banheiros, do salão e da fachada do Mercado estão sendo providenciadas pela Secretaria Adjunta de Serviço Público, assim como a troca de lâmpadas. “Foi feita com antecedência uma vistoria ao Mercado. E estaremos disponíveis para atendimentos de urgências”, salientou o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira.

Qualidade do pescado

O Mercado do Peixe conta com 48 bancas no salão, além de mais 18 que foram instaladas, no ano anterior, no anexo ao Mercado. Também as equipes de Posturas e da Vigilância Sanitária reforçam o trabalho de fiscalização aos comerciantes de pescado e de regularização dos feirantes e ambulantes que trabalharão na praça. Este serviço será contínuo, durante todo o feriado, para coibir vendas irregulares. Também a Defesa Civil participa das ações.

Os pescados são inspecionados por veterinário e nutricionista do Mercado. Os mais procurados são a corvina, o dourado, a anchova e a pescadinha. Já o camarão estará no período de defeso, que começou no último dia 1º e se estende por três meses. “O consumidor deve averiguar se as guelras (brânquias) do peixe estão vermelhas e se os olhos e escamas estão bem brilhantes” informou o encarregado do Cais, Uelinton da Silva.