Macaé sedia I Jornada Fluminense de Produtos Naturais

04/03/2008 13:47:29 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Com foco na preocupação com o meio ambiente e a necessidade de uma vida saudável, o Núcleo em Pesquisa em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) realiza a I Jornada Fluminense de Produtos Naturais. O evento ocorre de 10 a 13 de abril, na sede do Nupem, localizada na rua Rotary Club s/n, São José do Barreto. O objetivo do encontro é valorizar o setor de produtos naturais e seu aspecto multidisciplinar. A Jornada conta com o apoio da Prefeitura de Macaé para sua realização. A expectativa é atrair cerca de 150 pessoas.

Para o coordenador do Nupem, professor Francisco Esteves, o evento é de grande importância por ser o primeiro do Estado do Rio. “Reuniremos os melhores cientistas do país em Macaé, obtendo informações como na área de produtos farmacêuticos. O município com a I Jornada Fluminense se torna um importante centro de realização de eventos científicos”, diz o professor.

A Jornada, que tem como temática “Em busca de produtos da nossa diversidade”, receberá estudantes de graduação e pós-graduação em Química, Biologia, Farmácia e Agronomia. Os profissionais da área debaterão não só os produtos naturais, como também a sua ligação com a biodiversidade brasileira e sua importância na atualidade. Durante a programação serão feitas conferências, debates em mesas redondas, passeios temáticos para conhecer a diversidade biológica de Macaé, além de apresentação de trabalhos dos estudantes do Nupem.

Entre os objetivos da I Jornada está divulgar a química de produtos naturais. Os participantes vindos de outros estados terão a oportunidade de conhecer a cidade e ainda descobrirem a diversidade existente na região. No passeio temático, no domingo (13), os inscritos serão levados para locais como o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a Reserva Biológica União e o Arquipélago de Santana, para conhecerem a potencialidade biológica de Macaé.

O Nupem é um núcleo que além de fazer pesquisas, também ministra cursos de graduação, pós-graduação, extensão e cursos para pesquisadores visitantes estrangeiros. Durante o evento os participantes aprenderão mais sobre o trabalho realizado no núcleo, suas pesquisas, atividades e profissionais.

Além do apoio do Nupem e da prefeitura, o evento conta ainda com a Petrobras, a AS Design, a MTedia e a Sinc do Brasil como patrocinadoras. Os profissionais e alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.jfpn.rg3.net/ até o dia 14 deste mês.


Biodiversidade

Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica, Artigo 2, biodiversidade é a diversidade biológica do meio ambiente em si. É a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, em seus ecossistemas, sejam eles terrestres, marinhos e aquáticos; além de complexos ecológicos do qual fazem parte; abrangendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

Entre as contribuições para a riqueza da biodiversidade brasileira estão as diferenças climáticas do país, como a divergência de temperaturas da região Sul e Norte. Outro aditivo para esta diversidade está na riqueza da flora e fauna brasileiras, tornando-as as mais diversas do mundo.