Macaé sedia lançamento estadual de vacinação contra aftosa

31/10/2009 09:10:13 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Município tem hoje 97 mil cabeças de gado

Macaé foi escolhida para sediar o lançamento estadual da campanha de vacinação contra a aftosa, realizado nesta sexta-feira (30), na sede da Fazenda Airis, Estrada Glicério/Córrego do Ouro, km 5. O evento contou com a presença de diversas autoridades da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), Emater , Pesagro e técnicos de agricultura. O médico veterinário Alexandre Augusto Gomes de Oliveira, representou o subsecretário Municipal de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

O vereador Carlos Emir Júnior representou a Câmara Municipal de Macaé. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, o presidente da Federação de Agricultura, Pecuária, Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares, e o presidente da Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Fernandes Tavares, o presidente da Emater, Justino Antônio da Silva, a diretora da Emater, Stella Romano, o presidente da Pesagro, Silvio Galvão, participaram do lançamento. O proprietário da Fazenda Airis, Gonçalo Meirelles, recepcionou os convidados.

- Uma equipe de 31 vacinadores e auxiliares da Subsecretaria de Agricultura de Macaé irá executar a vacinação em toda a região serrana e no perímetro urbano, Virgem Santa e Imburo. A vacinação é obrigatória, mas a prefeitura faz a aplicação em cerca de 25 mil animais de pequenos produtores que possuem até 100 cabeças -, disse o médico veterinário.

A meta da secretaria de Estado de Agricultura é vacinar 100% do rebanho do estado: 2,2 milhões de cabeças.

- Macaé foi escolhida por ter um dos mais expressivos rebanhos do estado, figurando sempre entre os três primeiros lugares em quantidade. E também pela parceria do estado com o município implementada pelo governador Sérgio Cabral e o prefeito Riverton Mussi. O setor agrícola também está sendo contemplado pela recuperação da RJ 168 e 162, que trará uma solução definitiva para o escoamento da produção e para os moradores da região serrana -, disse Christino Áureo.

Durante o lançamento da campanha foram entregues 35 veículos para as equipes de Defesa Agropecuária de todo o estado, para acompanhamento de vacinação e também para todo o serviço de inspeção de produtos de origem animal (SIE). Os veículos foram adquiridos pelo governo do estado, por meio da secretaria de Estado de Agricultura, em parceria com o Ministério de Agricultura. Também foram entregues 240 computadores para os escritórios da Emater, incluindo o de Macaé. A Emater dará posse aos 166 profissionais aprovados por concurso realizado em setembro, ainda este ano, dobrando seu quadro de técnicos.

O governo do estado também está adquirindo 70 novos equipamentos que serão utilizados pelas 17 grandes patrulhas mecanizadas que atendem os agricultores do estado do Rio. O investimento é da ordem de R$ 25 milhões. “Com esses equipamentos poderemos também prestar serviço de manutenção de estradas vicinais”, completou o secretário de Estado de Agricultura.

Durante o evento, Christino Áureo adiantou que os produtores de carne do estado terão benefícios semelhantes ao que os produtores de leite tiveram. O estado zerou o ICMs que era cobrado do setor láteo. “O governador Sérgio Cabral já autorizou a fazer a mesma estrutura no setor de produção de carne. Com isso, poderemos atrair também frigoríficos para se instalarem no estado”.