Macaé sedia o II Encontro de Secretários Municipais de Saúde

19/04/2005 18:03:13 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, Secretaria de Saúde promoverá nos dias 29 e 30 de abril, o II Encontro de Secretários Municipais do Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, auditório B – Avenida Amaral Peixoto, km 170, no bairro São José do Barreto. A solenidade de abertura contará com a presença do prefeito Riverton Mussi.

O Encontro será palco de troca de experiências entre os 92 secretários municipais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público, num espaço de discussão para os gestores municipais que contribuem efetivamente para a qualificação da gestão pública em saúde.

Durante o encontro, reconhecendo a importância de apoiar as alternativas encontradas pelos municípios para resolverem seus problemas prioritários, o Cosems/RJ abrirá espaço para as regiões apresentarem na forma de pôsteres um Painel de Experiências Exitosas em Saúde.

Para o presidente do Cosems/RJ, Valter Lavinas, “a relação entre o Cosems/RJ é indissociável na construção da saúde pública no estado. Reafirma-se assim o compromisso coletivo e o empenho dos gestores no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e na defesa da Saúde enquanto qualidade de vida, dever do Estado e direito do cidadão como preconiza a Constituição Federal”, afirmou.

Conforme Lavinas, os desafios enfrentados pelos municípios no processo de efetivação do SUS revelam aspectos que evidenciam a complexidade dos problemas a serem superados para a consolidação de um sistema público universal, eqüânime e descentralizado, como denotam um processo rico de transformações concretas nas políticas de Saúde.