Macaé será sede da Conferência Intermunicipal de Educação

05/05/2009 14:31:59 - Jornalista: Grazielle de Marco*

Foto: Divulgação

Primeira reunião sobre o assunto foi realizada esta semana

O município de Macaé sediará a próxima Conferência Intermunicipal de Educação, que será realizada nos dias três e quatro de julho, no auditório da Cidade Universitária. Nesta segunda-feira (4), aconteceu a primeira reunião de organização do evento, que terá representantes dos municípios de Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Conceição de Macabu e Macaé.

A Conferência Intermunicipal de Educação é uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Para a reunião de organização do encontro intermunicipal, a subsecretária de administração escolar, Marialva Gentil, e uma equipe técnica da secretaria de Educação recepcionaram o grupo de secretários de educação dos municípios participantes, a coordenadora regional Norte-FLumiense II, Helena Maia Souza Barbosa Aded e a professora Guilhermina Rocha, coordenadora estadual da comissão organizadora do CONAE/RJ.

- Sediar esta conferência é uma honra para o nosso município. As cidades participantes têm realidades parecidas. Além disso, são municípios com relações de parceria e projetos políticos próximos. Poderemos trocar experiência quanto a projetos e soluções, explicou a subsecretária.

A professora Guilhermina lembrou que este é um desdobramento da conferência realizada em 2008, que tinha como base o sistema nacional de ensino, que este ano passa a englobar o ensino técnico/profissionalizante e superior. “O CONAE esse ano passa a ter papel de universalização, se tornando mais estratégico”, ressaltou.

O tema central das conferências será “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O evento está sendo organizado com base nos eixos temáticos papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

As etapas do CONAE são as seguintes: Conferências municipais, intermunicipais (1º semestre/2009) e Estaduais (2º. Semestre/2009). Tais conferências irão preparar as bases do evento, marcado para 23 a 27 de abril de 2010, para que ele seja representativo, amplo e plural.

A coordenadora regional Norte-Fluminense II lembrou que é importante a participação de todos, especialmente estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos da educação.

Ao final da Conferência, serão escolhidos os comissários que participarão do CONAE, onde será sugerido e discutido com os integrantes das comissões o fortalecimento do sistema educacional e a adoção de novas diretrizes para um novo Plano Nacional da Educação (o atual vigora até 2010) que levem em conta o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007.

* Com Waleska Freire