Macaé supera meta de vacinação contra a gripe

28/05/2009 12:07:34 - Jornalista: Vanêssa Cunha - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Mais de 16 mil pessoas já foram vacinadas.

Macaé não só atingiu como também superou a meta do Ministério da Saúde de vacinação contra a gripe para os idosos. Oitenta por cento dos idosos deveriam ser vacinados e hoje esse número chegou a 99%, o que corresponde a mais de 16 mil pessoas. Nesta sexta-feira (29) é o último dia da campanha e a Secretaria Municipal de Saúde espera atingir os 100%. Quem ainda não se vacinou pode se dirigir ao Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, das 8h às 16h.

Em pesquisa realizada pelo IBGE, durante a vacinação do ano passado, a cidade tinha cerca de 12 mil idosos. Atualmente o município conta com 16.440 pessoas acima dos 60 anos. Segundo a gerente de imunização, Cláudia Campanati, esse número aumentou consideravelmente e mesmo com o crescimento da população idosa a Secretaria de Saúde conseguiu atingir a meta sem dificuldades. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado, principalmente porque a população está participando mais das campanhas realizadas e levando a sério”, completou.

A enfermeira Daniele Rosário, responsável pela vacinação, falou sobre o sucesso da campanha. “Esse resultado é muito importante não só para a população, mas também para os profissionais que estão envolvidos nesse trabalho. Estamos mais motivados com a participação das pessoas”, disse.

Dona Maria da Conceição Lacerda, 72 anos, disse que essa foi a quarta vez que tomou a vacina. “Antes eu ficava gripada à toa. Quando comecei a tomar a vacina nunca mais tive problemas com gripe”, contou.

E uma novidade é que a Secretaria de Saúde de Macaé criou a Equipe dos Acamados, um grupo de enfermeiros que atende os idosos que não podem sair de casa. Eles vão até as residências e aplicam as vacinas. Às pessoas com mais de 60 anos que não podem se deslocar até o posto de saúde, o recomendável é solicitar a Equipe dos Acamados através do telefone (22) 2773-0000.

No dia 20 de junho será feita a vacinação contra a paralisia infantil em Macaé. Os pais terão apenas um dia para levar as crianças de zero a cinco anos de idade para a vacinação, que será realizada em 53 postos de vacina, incluindo as unidades de saúde e escolas.