Macaé: tecnologia a serviço da educação e inclusão

23/03/2010 10:03:05 - Jornalista: Douglas Fernandes

Nesta terça feira (23), os Cieps 455 Maringá, no bairro Campo do Oeste, e Leonel Brizola, na Barra de Macaé, receberão dois laboratórios de informática dentro do Projeto “Caia Na rede”, em parceria com as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia e a Empresa Odebrecht (Escola em Ação). A inauguração está marcada para 11h e 14h, respectivamente. O projeto tem como objetivo levar a inclusão social e digital entre alunos e a comunidade da rede municipal de ensino.

Este é o terceiro laboratório implantado na rede municipal de ensino que conta com 18 computadores. O primeiro foi implantado no Ciep Oscar Cordeiro, em dezembro de 2009. De acordo com a coordenadora do Projeto “Caia na Rede”, Rita Hipólito, a proposta de inclusão digital está dirigida a toda comunidade escolar junto com os integrantes das empresas parceiras e utiliza a mesma metodologia e o mesmo objetivo do projeto Escola em Ação “Aproximar a comunidade da escola, abrir diálogos e parcerias, valorizar talentos locais e oferecer espaços de formação e de inclusão”, diz.

Em Macaé, o Programa Escola em Ação adotou o projeto “Caia na Rede” acrescentando-o como eixo do projeto, junto com as oficinas no final de semana, os cursos de profissionalização e o programa de voluntariado. Os laboratórios que serão inaugurados hoje funcionarão com a ajuda de voluntários/monitores oriundos de várias instituições e empresas parceiras que estão sendo treinados para liderar as turmas de alunos. No “Caia na rede”, qualquer pessoa, independentemente do grau de familiaridade ou experiência em computação, adquire conhecimentos básicos de informática. Os participantes aprenderão a utilizar portais e serviços online do governo e comunicação por e-mail e Messenger.

Os laboratórios terão finalidades que vão desde ao acesso a internet para pesquisas escolares como pedagógica, como a proposta de alfabetização digital e a revitalização das bibliotecas Cieps, reeditando a proposta original de ser um espaço de cultura e de formação. São parceiras do projeto as empresas Print, Net Secutiy, Info Network, Telsinc, Dell e IBM.

No Brasil, 47% da população nunca usaram um computador e 59% nunca acessaram a internet. No setor de construção, apenas 6% das pessoas têm acesso ao computador e somente 3,5% acessam a internet, de acordo com o Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação e com o Mapa da Exclusão Digital do Instituto Brasileiro de Economia.

O Projeto “Caia na Rede” se insere nesta realidade e tem como meta atender a importância da Tecnologia da Informação no mundo do trabalho é enorme. “Quando qualificamos comunidades carentes e operários para o mundo digital oferecemos uma oportunidade para seu desenvolvimento social e econômico”, afirma Paulo Quaresma, responsável por pessoas e organização da vice-presidência de infraestrutura Brasil da Odebrecht. Ele acrescenta que o “Caia na Rede” está presente em oito estados brasileiros e a meta é alçar 1.100 crianças e adolescentes da zona rural e 1.400 pessoas de comunidades locais.