Macaé terá base de operações da Rolls-Royce

08/07/2005 16:52:21 - Jornalista: Renato Cordeiro e Janira Braga

A tradicional marca inglesa Rolls-Royce terá uma base de operações em Macaé para dar assistência técnica às turbinas de geração de energia das plataformas P-51 (Marilm Sul), P-52 (Roncador), P-53 (Marlim Leste) e PRA-1 (Plataforma de Rebombeio Autônoma). Elas serão instaladas a partir de 2007, na Bacia de Campos. Cerca de cem funcionários estarão ligados diretamente à base.

Segundo o presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, a base de Macaé vai começar com escritórios administrativos e, em 2007, contará com um galpão para o estoque de peças e equipamentos. Itzaina informou que os funcionários vão trabalhar embarcados nas quatro plataformas, mas terão suporte em terra, em Macaé.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul afirmou que a montagem da base em Macaé é necessária porque a empresa terá que dar o suporte tecnológico e de manutenção dos sistemas de geração vendidos para as quatro plataformas da Petrobras. Esse sistema será feito durante cinco anos após o início da operação. Não está definido o montante de investimento da empresa, mas os recursos deverão ser aplicados até o fim do ano.

Para o Secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, a decisão da empresa e do grupo Rolls-Royce de se estabelecer em Macaé para a construção e montagem de equipamentos para serem fornecidos a unidades de produção da Petrobras significa a ratificação do conceito de que estar próximo do cliente final, nas fases de fornecimento e pós-venda, é um grande diferencial estratégico.

- Além das vantagens de logística, ações como essa da Rolls-Royce podem significar para Macaé a garantia de que grandes e pequenas empresas estabelecerão na cidade não apenas canteiros para prestação de serviços, mas também células de produção industrial – ressaltou Gurgel. O secretário acrescentou que esse mecanismo vai permitir que no futuro Macaé tenha estabelecido um complexo de desenvolvimento que, além de suprir as necessidades do mercado petrolífero, estará pronto para atender outros segmentos da indústria na região e no país, e também com vistas à exportação de conhecimento tecnológico.

ENERGIA - Um dos mercados que a Rolls-Royce opera no Brasil é o marítimo. No mar, a empresa possui aproximadamente 60 embarcações de apoio offshore e 11 navios militares operando com motores Rolls-Royce. No setor de geração de energia, a multinacional possui mais de 30 turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore.

As obras de construção das estruturas dos módulos de geração estão sendo realizadas no estaleiro Mac Laren, em Niterói. Os quatro sistemas de geração vendidos pela Rolls-Royce à Petrobras somam US$ 220 milhões. Os contratos de manutenção de cinco anos contabilizam US$ 60 milhões.

A Rolls-Royce está ainda estudando a possibilidade de fazer outro investimento no Brasil, com serviços de manutenção de meia-vida das turbinas instaladas no país. Em geral, o serviço de meia-vida é feito no exterior, a cada 25 mil horas de operação das turbinas.