Macaé terá Comitê de Mobilização Social

06/10/2011 10:57:11 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Tema foi discutido durante encontro de conselheiros de cerca 50 escolas do munic�pio.

O ‘Encontro de Mobilização Social’, que esta semana, no auditório do edifício Ouro Negro, contou com a participação de conselheiros de cerca de 50 escolas municipais. Durante o evento, o coordenador estadual dos Conselhos Escolares, David Arcênio, explanou sobre o ‘Plano de Mobilização Social pela Educação’, do Ministério da Educação (Mec), e ainda foi formalmente apresentada pelo município a intenção de se formar o Comitê de Mobilização Social de Macaé.

São quatro os segmentos que compõem os conselhos escolares: pais, professores, alunos e servidores. A criação dos conselhos e a mobilização das famílias e da sociedade são incentivadas pelo Governo Municipal e pela prefeitura em prol da educação, para garantir o direito de escolha da trajetória educacional de cada unidade, sem negligências ou discriminações.

David Arcênio inicialmente apontou os desafios da educação brasileira, com altas taxas de reprovação, repetência e evasão, baixa qualidade de ensino, inclusive da dos cursos de formação de professores. A meta para 2022 é atingir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 6,0. Para isso, ele aponta a importância do envolvimento dos diversos agentes sociais.

- Precisamos enfrentar nossas dificuldades para melhorar. A escola tem que estar preparada para não discriminar as famílias. Não temos mais apenas as famílias tradicionais, mas precisamos caminhar juntos. Marcar reuniões de pais em horários flexíveis ajuda, disse.

Ele aconselhou também uma conscientização dos empresários para que dispensem funcionários para participar de reuniões de pais nas escolas dos filhos. O direito de participação das famílias nesse processo é garantido pela Constituição Nacional. Ele ainda enfatizou a importância de se estabelecer para criança e adolescente uma hora de estudo em casa e abordou também a necessidade do envolvimento de entidades religiosas de diversos segmentos na mobilização comunitária.

Para o coordenador Estadual, o programa federal Bolsa Família é hoje um dos responsáveis por manter crianças e adolescentes na escola. Mas é preciso conscientizar às famílias de que educação é prioridade. O próximo ‘Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares’ será realizado às 15h do dia 7 de novembro, na Cidade Universitária de Macaé.

Do ‘I Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares’, que aconteceu no dia 31 maio, na Cidade Universitária, foram extraídas 27 metas apresentadas pelos técnicos da Secretaria nos Fóruns Estadual e Federal. Dentre elas estão: a despensa do trabalho dos conselheiros na hora das reuniões e também a gratuidade da autenticação das atas dos conselhos escolares.

Este ano, 33 unidades escolares já concluíram o processo de eleição de seus conselhos e se preparam para dar posse aos conselheiros. Depois de empossados, a Secretaria de Educação levará às escolas-pólo palestras de capacitação e fará o acompanhamento da gestão, que tem duração de dois anos. Será necessária a fixação de datas para as reuniões dos conselhos, que devem ser bimestrais.


Fotos Relacionadas