Macaé terá Festival Gastronômico em junho

11/05/2010 16:16:05 - Jornalista: Ana Paula Medeiros

Macaé receberá nos dias 17 e 20 de junho um dos festivais gastronômicos mais famosos do país. O festival irá promover o sabor da culinária macaense com o tema “Sabores da Serra e do Mar”, acrescentando a gastronomia no roteiro turístico do município.

O evento será na Praia dos Cavaleiros e contará com participação dos restaurantes da orla. Um botequim será montado na praia, tendo ao lado um palco e terá também a colaboração de expositores, além de cursos que serão oferecidos ao público. Serão quatro cursos gratuitos ministrados durante os quatro dias do festival, para turmas com até 80 alunos. Um telão será montado no botequim exibindo as aulas ao vivo.

No palco, terão atrações que ainda estão sendo confirmadas, entre elas folclóricas da região, Jazz e Blues, entre outros artistas macaenses. Stands serão montados com os expositores da Cooperativa Agropecuária de Macaé, Colônia de Pescadores, Fazenda Machadinha, Associação dos Produtores Rurais de Serra da Cruz, Produtores Rurais de Macaé, fabricantes de azeite e a Interfood, importadora de alimentos e bebidas finas.

O grande diferencial deste festival são os cursos de aperfeiçoamento ou de iniciação, já que leigos também podem participar. Alguns cursos devem ser agendados. Dentre eles estão de segurança alimentar, manuseio de produtos, culinária e produtos típicos. O evento contará com dois chefes renomados, Roland Villard e Alain Uzan.

Durante o festival acontecerão dois jantares temáticos, o primeiro no dia 18 de abril (sexta-feira), no Lagos Copa Hotel, comemorando os 30 anos do hotel e o segundo será no dia 19 (sábado), no Ayris. As reservas podem ser feitas pelo site www.macaecvb.com.br ou pelo telefone 2759-2260. Os convites serão vendidos a partir do dia 1º de junho.

A rede hoteleira oferecerá pacotes promocionais para o evento e contará ainda com reservas de vagas para os cursos. De acordo com a organização, o evento só será possível em Macaé pela grande quantidade de hotéis e de restaurantes.

- A ideia do evento e a nossa vontade é que esta data seja fixa para que seja criada uma tradição e, consequentemente, o turismo aumentará nesta época, já que as pessoas e os hotéis poderão se programar – falou o presidente do Macaé Conventions & Visitors Bureau, Marco Antonio Navega.

O festival é apoiado pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, subsecretaria de Turismo e Macaé Conventions & Visitors Bureau e realizado pela Confraria Gastronômica.