Macaé terá imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida

22/04/2009 18:15:40 - Jornalista: Simone Noronha e Joanna Benjamin

Foto: Rui Porto Filho

Programa poderá financiar até seis mil familias

A prefeitura de Macaé, em parceria com o Governo Federal, vai abrir cadastramento para o financiamento de pelo menos quatro mil unidades habitacionais dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, voltado para famílias com renda de até 10 salários mínimos. O cadastramento será aberto nos próximos dias.

De acordo com o secretário de Habitação do município, José Cabral, o programa terá diversos empreendimentos, todos já incluídos no programa habitacional do município e com áreas já destinadas pela prefeitura.

- Podemos chegar a seis mil unidades financiadas em Macaé dentro do programa do Governo Federal. Destas, já temos três mil unidades em projetos já pré-aprovados pela Caixa, destinados por exemplo, aos servidores municipais, aos comerciários, aos idosos e às mulheres chefes de família, ressaltou.

O financiamento dos imóveis vai seguir as regras do programa Minha Casa, Minha Vida, no qual Macaé foi incluído devido ao seu déficit habitacional. Para ser beneficiado pelo programa, o interessado deve ter renda de zero a 10 salários mínimos e não possuir nenhum outro imóvel. A Caixa financia até 100% do valor da unidade, que poderá ser paga em até 30 anos, com juros de no máximo 8,6% ao ano.
Outras vantagens do programa são o pagamento mínimo durante a obra, em função da renda do beneficiário, seguro com valor reduzido, e o Fundo Garantidor, que dá possibilidade de cobertura em caso de perda de capacidade de pagamento, proporcional à renda familiar.

Servidores municipais serão beneficiados

O projeto do residencial Brisa do Vale, que já estava sendo desenvolvido pela prefeitura, também foi incluído no Minha Casa,Minha Vida. Em reunião nesta quarta-feira (22), entre o secretário de Habitação, José Cabral, a equipe técnica da construtora João Fortes, e representantes da Caixa Econômica Federal, foram acertados detalhes do empreendimento.

- Inicialmente, o projeto era de um condomínio de 972 casas. Com a inclusão de Macaé dentro do programa do Governo Federal, decidimos fazer apartamentos, o que vai possibilitar a construção de mais unidades, beneficiando quase o dobro de famílias. O Brisa do Vale fica na Ajuda, próximo ao Bosque Azul, onde já temos 642 famílias beneficiadas pelo programa de habitação do município. Caso sobrem unidades deste empreendimento, vamos abrir as inscrições também para a comunidade, explicou Cabral.

Audio

Entrevistado: José Cabral Secretário de Habitação
Reporter: Eraldo Manhães