Macaé terá mais 37 salas multifuncionais e novas turmas de formação continuada

04/01/2012 10:01:56 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com objetivo de ampliar a política de educação especial e inclusiva, no próximo ano letivo serão instaladas mais 37 salas multifuncionais do Governo Federal, entre elas uma específica para alunos cegos, na Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos, no Centro. Atualmente, cerca de cem educadores especializados atendem diretamente a alunos com necessidades educacionais especiais na rede.

A eles se juntaram, em novembro do ano passado, mais sete intérpretes de Libras, que também começam a atuar no próximo ano letivo. Eles foram convocados para suprir completamente a demanda desse serviço nas unidades de ensino regular de todos os setores administrativos da Prefeitura que recebem estudantes surdos. Ao todo, 28 profissionais intérpretes ou professores de Libras ou Braille ou ainda especializados em deficiência intelectual ingressaram na rede por meio do primeiro concurso público municipal para área da Educação Especial, ocorrido em 2009.

- Macaé já conta com 24 salas multifuncionais, que vão além da infraestrutura e dos equipamentos, porque nelas atuam profissionais especializados e concursados e que têm a oportunidade de participar dos cursos disponibilizados pelo MEC em parceria com a Secretaria de Educação. Neste ano letivo teremos mais 37 salas multifuncionais - destaca o Secretário de Educação, professor Guto Garcia.

Além das novas salas, os cursos gratuitos de formação continuada voltados para educação especial e inclusiva oferecidos pela Secretaria de Educação aos profissionais da rede municipal começam a receber inscrições a partir de fevereiro na sede da Secretaria. Neste ano, vão ter sequência o ‘LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais’; o ‘Educação Especial na Perspectiva Inclusiva’, que também disponibilizará o módulo básico; e o ‘Deficiência Visual’, que é subdividido em quatro módulos, incluindo o básico, e terá turmas também à noite.

A divulgação nas escolas destes cursos aos profissionais da educação começará no início do ano letivo e as inscrições deverão ser feitas na sede da Secretaria, localizada na Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro, das 9h às 17h. Os cursos de formação em Educação Especial, alguns em parceria com o Ministério da Educação, são oferecidos desde 2005 pela Prefeitura, que a cada ano registra aumento do interesse dos educadores pelos módulos.

Cursos - O curso ‘Educação Especial na Perspectiva Inclusiva’, mediado pela coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Aldiejana Canabarra Bento, tem como público alvo professores, técnicos da Educação e auxiliares de Serviços Escolares. Os iniciantes deverão se inscrever no módulo 1, que tem duração de 10h. Os que já passaram por esse módulo e que vão se inscrever no módulo 2 concluirão o curso em junho deste ano. Os quatro módulos do curso ‘Deficiência Visual’, todos com duração de 40h, serão oferecidos neste ano nos turnos da manhã e da noite. Haverá módulo básico e os demais se encerrarão no final do primeiro semestre. Já o ‘LIBRAS’ dará prosseguimento ao módulo iniciado no ano passado, encerrando-se no final deste ano.