Macaé terá mais uma escola com total acessibilidade em 2010

01/12/2009 18:00:33 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Escola no Aeroporto: acessibilidade total e tijolos térmicos

A prefeitura de Macaé está construindo a terceira escola da rede municipal com total acessibilidade. A escola, no bairro Parque Aeroporto, terá 20 salas de aula, rampa de acesso ao segundo andar e está sendo construída com tijolos térmicos - que não absorvem calor ou frio. A prefeita em exercício, Marilena Garcia, e secretários municipais visitaram nesta terça-feira (1) vários locais na cidade onde a prefeitura está reformando escolas ou locais onde podem ser construídas novas unidades de ensino.

A primeira visita foi à Escola Municipalizada Polivante Anísio Teixeira que está sendo reformada. “Na década de 70, esta era uma das duas do estado do Rio que ofereciam ensino técnico profissionalizante na área de marcenaria, gráfica e cerâmica. Hoje, a escola passa por uma reforma geral para voltarmos a abrigar, em 2010, os 880 alunos que estão, provisoriamente, na Faculdade de Filosofia (Fafima)”, explicou Marilena Garcia.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, a escola deverá estar pronta para o retorno às aulas em fevereiro. “Já está sendo instalada a cobertura que é feita sob medida, com material isolante. A próxima etapa é a colocação do piso”, disse. A escola terá 31 salas de aula para alunos da sexto ao nono ano.

No Lagomar, na Rua W 5, o grupo visitou o terreno de 10 mil metros quadrados onde deverá ser construída uma escola que seguirá o projeto da Escola Municipal do Sana, com algumas adaptações para atender alunos do sexto ao nono ano.

- O Lagomar é um bairro com mais de 43 mil moradores com uma demanda grande por salas de aula. Temos alunos daqui nos bairros do Engenho da Praia, Barreto e até no Centro. A prioridade da prefeitura é manter os alunos aqui até por uma questão de segurança, disse a prefeita em exercício, que se encontrou no local com o Presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Wattila Cleiton, o Tilinho.

- Uma escola aqui poderia também poderia atender os jovens do bairro, com atividades esportivas -, completou o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento.

Na antiga loja de veículos, no bairro São José do Barreto, a prefeitura deverá finalizar a obra onde serão construídas 22 salas de aula, com biblioteca, quadra esportiva e refeitório. “A base estrutural já está pronta, poderemos fazer as salas em módulos para agilizar o término da obra”, disse o secretário de Obras. A escola está localizada num terreno de 30 mil metros quadrados e deverá atender alunos do sexto ao nono ano em horário integral, com diversas oficinas.

Também acompanharam a visita às obras o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, o coordenador de Defesa Civil, Eric Shueler, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o secretário de Ordem Publica, Antônio Franco, e o representante da Câmara Permanente de Gestão, Juvêncio Papes.

Carioca ajuda a finalizar obra da escola do Aeroporto

Habilidosa e caprichosa no acabamento, a carioca Célia da Silva, 44 anos, é um dos operários que ajudam a finalizar a obra da escola do Aeroporto, agora em fase de colocação de piso. A escola será a terceira com total acessibilidade: rampa para o segundo andar, 20 salas de aula, banheiros para deficientes, entre outros detalhes. Os tijolos têm patente da construtora Andrade Gutierrez, com isolamento térmico que não absorvem calor ou frio.

- Essa será a terceira escola do município com total acessibilidade e mais um espaço que poderemos disponibilizar para os jovens do município. Macaé é uma cidade diferenciada que recebe um grande número de migrantes e, a cada ano, temos uma demanda de cerca de três mil novas matrículas para a rede municipal de ensino -, pontuou Marilena Garcia.

A diretora do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, Regina Ramalho, recebeu a visita do grupo. Lá, a prefeita em exercício anunciou para uma das mães que a unidade será reformada. “Após o ano letivo, vamos reformar a unidade como já foi feito no Ciep da Nova Holanda, entregue na última sexta-feira (27)”, disse acrescentando que a biblioteca do Oscar Cordeiro já foi reformada.

Os alunos da banda de percussão do Ciep Oscar Cordeiro conquistaram no último fim de semana, o terceiro lugar do Concurso Nacional de Bandas. O corpo coreográfico da banda também conquistou o terceiro lugar no concurso.