Macaé terá novo dispositivo de tratamento da doença de Alzheimer

27/03/2009 14:26:58 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Profissionais participam de capacitação

Os cinqüenta pacientes assistidos pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) da secretaria de Saúde de Macaé, que possuem algum dos tipos de problema no cérebro que afetam a memória e o comportamento, principalmente o Alzheimer, poderão contar em breve com um novo dispositivo de tratamento. Será criado no município o Centro de Referência da doença de Alzheimer.

Nesta sexta-feira (27) teve início o curso de capacitação em diagnóstico diferencial da doença de Alzheimer, que faz parte das ações de implementação do centro. Com a participação de todos os profissionais do programa, o coordenador do centro da doença de Alzheimer do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o psiquiatra Jerson Laks, falou a da importância da criação deste novo serviço para a população. O curso continua neste sábado.

- Com este curso estamos qualificando os profissionais e acreditando a rede municipal de saúde para que tenham todas as condições de fazer o diagnóstico precoce da doença e proporcionar um tratamento adequado para os pacientes e familiares, disse.

O psiquiatra acrescentou que além do diagnóstico e tratamento especializado, os pacientes cadastrados no centro serão atendidos com medicamentos, que serão fornecidos pela secretaria de Estadual de Saúde e Defesa Civil.

A gerente do Paisi, a geriatra Analúcia Jardim, lembra que após a capacitação serão encaminhados todos os documentos necessários para habilitação do Centro de Referência da doença de Alzheimer.

Além do Paisi, que conta com uma equipe multidisciplinar a população idosa possui ainda o grupo de apoio aos familiares e cuidadores dos portadores da doença de Alzheimer. A Abraz – sub-regional Macaé (Associação Brasileira de Alzheimer), entidade sem fins lucrativos que funciona na sede do Paisi, na rua Dr. Bueno, 190, Imbetiba. As reuniões acontecem na primeira e terceira quarta-feira de cada mês, a partir das 15h.