Macaé terá representante na etapa nacional da Conferência de Juventude

03/11/2011 14:03:53 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

O presidente da União Macaense de Estudantes (UME), José Neto, vai estar presente na conferência nacional

Macaé terá representante na etapa nacional da Conferência de Juventude. Eleito como delegado no último fim de semana (28 a 30) durante a II Conferência Estadual de Juventude, o presidente da União Municipal dos Estudantes (UME), José Neto, vai estar presente na conferência nacional, que discutirá as propostas encaminhadas na etapa do Rio. Das sete propostas mais votadas na estadual, sobre educação, cinco foram encaminhadas por Macaé.

A II Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude foi realizada no Circo Voador, na Lapa, e teve como lema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, seguindo uma orientação da II Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro em Brasília. Oitocentos delegados de todo o estado do rio de janeiro participaram da conferência.

- Participei das discussões do eixo temático sobre educação, onde das sete propostas mais votadas, cinco eram de Macaé. Representarei Macaé, como um dos 100 delegados eleito pelo estado do Rio, na etapa em Brasília. O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Antônio Felipe Gonçalves, também participará como delegado da organização. Vamos chegar com essas propostas em Brasília e, durante a estadual também aprovamos moção em defesa do Transporte Social Universitário (TSU), Bolsa Universitária, Bolsa Estágio e a Faculdade Municipal (FeMass), explicou José Neto.

O presidente da UME ressalta que essa moção reflete a importância desses programas desenvolvidos pela prefeitura de Macaé, graças ao repasse dos royalties.

- São programas importantes desenvolvidos pelo município e mantidos pelos royalties recebidos pelo município. Estamos juntos participando da mobilização para a realização da passeata em defesa da permanência pelas atuais regras de distribuição dos royalties do petróleo, marcada para o próximo dia 10, no Rio, disse.

As cinco propostas aprovadas no eixo da educação foram: 10% do PIB nacional para a educação; 50% do fundo do pré-sal para a educação; garantia de meia entrada na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016; meia passagem universitária para todo o Brasil e passe livre irrestrito ao estudante secundarista.

- Apoiamos a participação de Macaé na etapa nacional, levando o nome da cidade e as propostas aprovadas pela juventude macaense e do estado do Rio, pontuou o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.