Macaé vence a primeira batalha

25/10/2009 21:07:29 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Tiago Ferreira

André Gomes (D) festeja, ao lado de Wallacer, o seu gol, o primeiro do time

VOLTA REDONDA - De virada, o Macaé Esporte saiu com o resultado positivo no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro da Série D. Neste domingo (25), no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, o Alvianil Praiano derrotou o São Raimundo-PA por 3 a 2, com gols do volante André Gomes, do zagueiro Otávio e do atacante Anderson. O também atacante Rafael Oliveira e o meia Michel marcaram para o Pantera.

Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Toninho Andrade joga por qualquer empate no jogo da volta para conquistar o título inédito. Já o São Raimundo precisa de uma vitória por 1 a 0 ou 2 a 1 para ficar com a taça e, se devolver a derrota e vencer por 3 a 2, a decisão do título vai para os pênaltis. A partida da volta acontece no próximo domingo (1º), às 18h (de Brasília) no Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém.

- Saímos atrás no placar e encontramos forças para buscar a virada. Não queríamos sofrer gols em casa, só que o mais importante foi a gente ter conseguido levar uma vantagem para o jogo da volta. Até porque nós jogamos por dois resultados (vitória ou empate) - disse, após o jogo, o técnico Toninho Andrade.

São Raimundo sai na frete
e Macaé vira no 2º tempo

Mesmo contando com o apoio do seu torcedor, o Macaé começou o jogo sendo pressionado. A primeira chegada com perigo foi do time paraense, logo aos 5min. No contra-ataque, Rafael Oliveira lançou o apoiador Trindade, que recebeu livre e chutou para a boa defesa de Lugão. O São Raimundo, mesmo fora de casa, tinha maior posse de bola.

Aos 15, o Alvianil Praiano respondeu. Rodrigão fez boa jogada, lançou Bill na esquerda e após o cruzamento, o próprio zagueiro furou e a bola sobrou para o volante André Gomes mandar um balaço no travessão. Depois de um começo apagado, o Macaé cresceu no jogo e passou a atacar o Pantera com frequência, sobretudo em chutes de longa distância.

Mas foi o time paraense quem saiu na frente. Aos 20min, Preto Marabá fez boa jogada e tocou para Rafael Oliveira, que bateu da entrada da área no ângulo do goleiro Lugão, que nada pode fazer. Atrás no placar, o Macaé foi para cima e conseguiu o empate aos 32min. Bill cruzou da esquerda e André Gomes, no segundo pau, se antecipou à zaga para cabecear para o fundo do gol.

A etapa final começou quente e o time visitante quase voltou a mandar no placar aos 4min. Beto soltou uma bomba em cobrança de falta, Lugão fez boa defesa e, no rebote, Déo Curuçá chutou e Otávio salvou em cima da linha. Mais aceso, o Pantera criava as melhores chances de gol, mas falhava nas finalizações.

O Alvianil respondeu aos 11min. Após cruzamento para a área, o zagueiro Rodrigão ganhou do goleiro Labilá e cabeceou para o gol. Ceará salvou em cima da linha o que seria o segundo gol do Macaé. Mas, aos 14, Preto Marabá derrubou o próprio Rodrigão dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Wallacer foi para a cobrança e o goleiro Labilá defendeu.

O pênalti perdido não abalou o Macaé, que cresceu de produção e aos poucos tomou conta do jogo. Aos 18min, o técnico Toninho Andrade fez as três mudanças no Alvianil e, aos 21min, o time conseguiu a virada. Após bate e rebate na grande área depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Otávio empurrou para o fundo das redes e decretou a virada do Alvianil. Aos 41, os macaenses ainda fizeram mais um. Steve fez grande lançamento para Anderson, que soltou a bomba de canhota e fez o terceiro do Macaé.

Mas, já nos acréscimos, o São Raimundo teve um pênalti a seu favor cometido por Bill em cima de Beto. O meia Michel foi para a cobrança e descontou para o time paraense aos 50 minutos. No lance da penalidade, Bill recebeu o cartão amarelo e, como era o terceiro da série, está fora do jogo da volta. Porém, o Macaé Esporte contará com o retorno do zagueiro e capitão André, que estava suspenso.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 3 X 2 SÃO RAIMUNDO-PA
Data/Hora: 25/10/2009 – 17h
Local: Estádio da Cidadania (Volta Redonda)
Público: 800 pagantes
Renda: R$ 7.500,00
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger de Mendonça (Fifa/ES) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Johnathan, Rodrigão, Bill e André Gomes (MAC); Preto Marabá e Beto (SRA)
>> Macaé Esporte: Lugão; Johnathan, Rodrigão, Otávio e Bill; Gedeil, Marciel (Léo Santos), André Gomes e Wallacer (Jhon); Anderson e Bruno Luiz (Steve). Técnico: Toninho Andrade.
>> São Raimundo: Labilá; Ceará, Filho, Preto Marabá e Mauryan; Beto, Marcelo Pitbull, Michel e Trindade; Déo Curuçá (Hélcio) e Rafael Oliveira (Hallace). Técnico: Lúcio Santarém.