Macaense estão bem na canoagem oceânica em Angra dos Reis

10/06/2009 10:12:40 - Jornalista: Equipe Secom

A equipe macaense de canoagem encarou pela primeira vez uma competição de canoagem oceânica, ou seja, disputada no mar. A prova foi na Praia da Vila Histórica de Mambucaba, a 45 km do centro de Angra dos Reis. Devido ao mar mexido, a prova teve a largada, após a arrebentação das ondas que chegavam ao meio metro.

A equipe macaense chegou desconfiada, pois era novidade para todos a disputa no mar, visto que o projeto de canoagem em Macaé é focado na região serrana que tem como principal meio as corredeiras, apesar de ter iniciado os trabalhos com canoagem de velocidade, na Lagoa de Imboassica.

Segundo Gerhard Jancsik, instrutor dos macaenses, ninguém das outras equipes estava preparados para ondas ou mar mexido, nenhum deles sabia “rolar” com caiaque e, dessa forma, quem virava nas ondas tinha que sair do caiaque e voltar para praia, repetindo e tentando a sorte novamente.

Após uma hora de atraso todos conseguiram alinhar os barcos para largada. Na prova a equipe macaense remou junta, um empurrando o outro de modo que não ficasse ninguém para trás. O instrutor usou todas as táticas para incentivar os macaenses, e quando os questionou sobre porque de não avistarem nenhuma embarcação, ouviram do técnico que os adversários já estavam bem na frente e, por isso, deveriam remar mais forte para alcançá-los.

No final, a equipe macaense viu que a verdade não era bem assim. Na categoria III, o atleta Marcelino da Costa, de Santa Catariana, venceu. Joandy Costa chegou em segundo. Na Categoria II, Gerhard terminou na 4º colocação, ou seja, a mentirinha contada pelo técnico foi fundamental para o sucesso dos macaenses, que não se intimidaram com o balançar das ondas e venceram com boa vantagem.

- Aprendemos que o que vale é o espírito competitivo e o treinamento. O fato de não termos os melhores equipamentos não nos afetou completamente, mas ganhamos sobre tudo pela força de vontade e espírito de equipe, finalizou Gerhard Jancsik, que já tem novo compromisso marcado: um seminário organizado pela Confederação Brasileira da modalidade para instrutores de canoagem de velocidade para que sejam melhor elaborados os treinamentos na Lagoa de Imboassica.