Macaense foi o palestrante do “Educando na Cidadania”

23/06/2005 16:15:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O IV Encontro Temático do Projeto Educando na Cidadania, com o tema Ética e Sustentabilidade, trouxe uma agradável surpresa para os professores macaenses. O professor palestrante, Markus Figueira da Silva, mestre e doutor em Filosofia, hoje atuando como professor na graduação, pós-graduação e mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é macaense e foi convidado pelo Programa Macaé Cidadão para fazer a palestra pela sua reconhecida atuação na área de Ética, Metafísica e História da Filosofia.

O IV Encontro Temático aconteceu nesta quinta-feira (23), no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com a presença da coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes Marinho, da equipe do Macaé Cidadão e dos professores inscritos no programa “Educando na Cidadania”, que está sendo levado inicialmente a escolas dos nove Setores Administrativos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Iniciando o IV Encontro, a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta ressaltou a alegria de estar realizando mais um Encontro Temático e por receber, como palestrante, um macaense que vem se projetando em outras regiões do país pelo seu brilhantismo como professor.

- Os Encontros têm representado um crescimento para os professores macaenses. Falamos muito em ética, mas precisamos refletir se agimos com ética, se nossas ações, atos e palavras estão verdadeiramente comprometidos com as mudanças que o mundo sempre nos exige – disse Amélia Augusta.

Em sua palestra, Markus diferenciou ética e moral, que muitos consideram palavras sinônimas, mas que são inteiramente diferentes. O IV Encontro Temático foi o último realizado com os professores. No dia 5 de julho acontecem as Oficinas Temáticas, todas com temas atuais profissionais competentes dentro das áreas a serem abordadas.

Os Encontros Temáticos abordaram a cidadania, através de palestras com profissionais capacitados, visando estimular a reflexão crítica e investigativa sobre a realidade, envolvendo a comunidade educativa na perspectiva de contribuir para a educação dos jovens.

Um macaense que tem a Filosofia como meta

O professor, mestre e doutor em Filosofia, Markus Figueira da Silva, um macaense que tem muito amor por sua terra natal, saiu de Macaé com 15 anos para estudar. Por conta dos estudos morou em Petrópolis, Niterói e Rio. Estudou na UFRJ, onde concluiu seu bacharelado, sua licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia, uma das grandes paixões de sua vida.

Em 1993 voltou para Macaé e deu aula durante todo o ano no Luiz Reid e no Castelo. Aprovado para a Universidade Federal do Rio Grande no Norte – UFRN – em 1994 passou a viver em Natal, onde está a 11 anos. Hoje, é chefe do Departamento de Filosofia da UFRN e trabalha na graduação, especialização e mestrado em Filosofia. Sua área de atuação é Ética, Metafísica e História da Filosofia.

Casado com a carioca Wini, tem dois filhos, de 12 e 14 anos, e não tem planos de voltar a viver em Macaé, pelo menos por enquanto, já que a Universidade onde trabalha está crescendo, tendo sido aprovado agora um Curso de Doutorado em Filosofia, a primeiro do Nordeste e que terá âmbito regional, atendendo aos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

O macaense tem dois livros publicados: “Epicuro, Sabedoria e Jardim”, da Relume Dumará, 2003, e “Educação Inclusiva: uma visão diferente”, da EdUFRN, 2003, que é uma coletânea de artigos sobre a educação de pessoas com limitação visual. – Mesmo distante, por razões profissionais - Markus diz - Macaé é prioridade para mim e por isso, ao ser convidado, fiz todo esforço para estar aqui hoje.