Macrodrenagem: prefeito vistoria Avenida Evaldo Costa

21/05/2010 11:22:32 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Obra está na fase de assentamento de concretagem das peças pré-moldadas, que faz parte da execução do canal

‘Esse é um sonho que está se tornando realidade; é a obra do século de Macaé’. Com essas palavras, o morador há 20 anos do bairro Visconde, José Ricardo Nogueira, definiu a obra de macrodrenagem, dentro do Programa Água Limpa, que está em andamento na Avenida Evaldo Costa, antiga Ayrton Senna. Seu Ricardo, como é conhecido no bairro, colheu detalhes da obra com o prefeito Riverton Mussi (PMDB), que vistoriou a obra nesta quinta-feira (20).

Quem passa pela Avenida Evaldo Costa, percebe claramente as dimensões das galerias retangulares que estão sendo instaladas no local: com largura de seis metros por dois de altura, a nova rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro – totalmente assoreados. “A nova estrutura vai permitir uma vazão de água pluvial dez vezes maior do que a permitida hoje”, afirmou o prefeito.

De acordo com ele, pelos estudos de engenharia realizados, a obra vai sanar o problema de alagamentos no entorno. “Nosso objetivo é acabar de vez com os alagamentos na avenida e nos bairros próximos, como Riviera, Sol y Mar e Visconde”, citou o prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Serviços Públicos, George Jardim; Obras, Tadeu Campos e do subsecretário de Patrimônio, Jocimar Gomes.

Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, hoje os serviços estão na fase de assentamento de concretagem das peças pré-moldadas, etapa que faz parte da execução do canal.

O gerente de engenharia do consórcio CBPO/Zadar, Edilson Ferreira, informou que 123 homens trabalham na obra, inclusive aos sábados e domingos. “Nosso compromisso é entregar o canal da Avenida Evaldo Costa pronto até o final do ano”, garantiu.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Visconde, Márcio Machado, a obra que garante maior vazão da água pluvial é uma reivindicação antiga do bairro. “A dimensão do canal pré-moldado mostra a grandiosidade da obra, e os moradores certamente vão comemorar o resultado das intervenções”, disse.

Cerca de três mil metros lineares do canal pré-moldado estão sendo instalados na Avenida Evaldo Costa, começando pelo Riviera. Com a obra de macrodrenagem, a água pluvial da região do Visconde/Riviera/Sol y Mar vai seguir pelo canal da Avenida Evaldo Costa, encontrando com a Avenida Antonio Curvello Benjamin e de lá seguindo para Linha Vermelha. Da Linha Vermelha a água vai para estação elevatória da Rua Télio Barreto, onde a água é bombeada para o Rio Macaé.

Para 2011, as obras de macrodrenagem incluem a construção de uma estação elevatória na Rua Télio Barreto, onde também serão instaladas três bombas capazes de escoar, cada uma, 1,5 mil litros por segundo de água pluvial. Elas vão somar às duas bombas já instaladas no local, que têm capacidade de escoar, cada uma, mil litros por segundo.

Ao longo da obra, as galerias retangulares têm dimensões que variam de 4,5 metros a 6 metros de largura e 1,75 metro a 2 metros de altura. O projeto prevê também a construção de uma ciclovia e arborização no local.

O projeto Água Limpa está avaliado em R$ 277 milhões e foi planejado para acabar com os alagamentos no município, começando pelas regiões mais baixas.


Fotos Relacionadas