Maioria das praias de Macaé está balneável

23/12/2011 08:11:10 - Jornalista: Tathiana Campolina

Treze dos 18 pontos de balneabilidade analisados em Macaé estão próprios para banho. A informação foi passada, na manhã de quinta-feira (22), pelo secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, e pelo coordenador do laboratório do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Luiz Carlos da Silva Castro, durante uma coletiva com a imprensa, na Secretaria de Ambiente. As praias Campista, Cavaleiros, Pecado, Lagomar, Barreto, Aeroporto e uma parte da Imbetiba estão próprias para banho.

Maxwell informou que em dois pontos o resultado foi diferente do divulgado em julho. “Na praia de Imbetiba, no ponto próximo à trave de futebol e à Petrobras estava próprio e agora deu impróprio. Já na praia do Aeroporto, em frente ao Bar do Coco, estava impróprio e agora está balneável para banho”, disse.

As praias da Barra, Fronteira, das Conchas (Praia do Forte) e barra da Lagoa de Imboassica estão impróprias para banho, além da parte da Imbetiba que fica próximo as traves de futebol.

Os exames de balneabilidade são realizados a cada três meses e, no verão, será intensificado. “No verão, iremos aumentar a quantidade das análises e faremos mensalmente: janeiro, fevereiro e março para certificar a qualidade da água”, afirmou o secretário.

Luiz Carlos ressaltou o trabalho do IMMT. “As amostras foram levadas para o laboratório e lá nós examinamos o PH e o nível de Coliformes totais e Escherichia coli. Todas as praias que tiveram 80% das amostras próprias são consideradas balneáveis, se der abaixo de 80% são impróprias para banho”, revelou.

Todas as placas já existentes nas praias já começaram a ser verificadas pela equipe da secretaria e as que foram depredadas serão trocadas. “É importante que a população respeite as placas e não entrem nos locais impróprios para banho, pois essas águas podem causar dermatites e outras doenças”, completou Maxwell.