Mais de cem voluntários participam do Mutirão Minha Escola Querida no Balneário Lagomar

05/10/2011 09:05:35 - Jornalista: Clinton Davisson

O Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar, recebeu, na sexta-feira (30) de setembro, e no sábado (1º), a 14ª edição do mutirão “Minha Escola Querida”. Mais de 100 voluntários entre alunos, professores, pais, amigos e moradores da comunidade participaram, das 8h às 17h, promovendo melhorias na escola. O mutirão atende a reivindicação da comunidade. Foram executados serviços de reparos, jardinagem, pintura, além da reforma elétrica, recuperação do pátio, substituição de cortinas, limpeza e recuperação de telhas.

A vice-prefeita, Marilena Garcia, criadora do projeto em 2009, esteve presente ao evento onde recebeu homenagens e assistiu a apresentações de música, dança e teatro de fantoches realizados pelos alunos.

- O nosso objetivo é recuperar a cultura do cuidar do pertencimento. Porque a escola não é da Secretaria de Educação ou da Prefeitura de Macaé, é da Comunidade que tem o direito e o dever de preservar esse patrimônio, disse, elogiando a participação dos alunos da escola.

O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou também o envolvimento da comunidade e do empresariado local nas melhorias promovidas na escola. “O “Minha Escola Querida” visa o desenvolvimento de ações do voluntariado e da cidadania empresarial, além de reforçar o papel estratégico da escola como ponto de encontro e união de forças. Com o novo foco, o programa reforça sua atuação no fortalecimento da relação da comunidade com a escola, afirmou.

Para a diretora, Laura Vicuna Roberto Jardin Pereira, o Mutirão foi um dos momentos mais emocionantes de sua vida profissional. “Nós sentimos que estamos deixando algo que via durar mais do que a pintura, que é a cultura de cuidar do colégio com amor e carinho. Isso eu sei que vai ficar mesmo depois que eu não estiver mais aqui, disse.

Para a coordenadora do programa, Sônia Terezinha Gonçalves, o “Minha Escola Querida” reforça o papel da escola como união de forças dos estudantes, pais de alunos, professores e da comunidade, estimulando ações que visam transformar a realidade: “O “Minha Escola Querida” é um projeto de amor à escola para incentivar os educadores, alunos, pais e toda comunidade a cuidarem da mesma. É para iniciar um processo motivacional, de resgate de uma cultura de pertencimento. Para esta atividade realizamos uma série de reuniões com os pais, responsáveis e alunos, buscando o que desejam, sonham para a unidade escolar”, disse.

Esta foi a 14° edição do mutirão que, desde 2009, já passou pelos colégios Wanderley Quintino, Christus Jean Koussolas, Zelita Rocha, Joaquim Freire, Generino Teotônio de Luna, José Calil Filho, Jacira Tavares Duval, Maria Letícia Santos Carvalho, Arléa Carvalho José, Carmem de Jesus França e Nossa Senhora da Conceição, Caetano Dias e Pedro Adami. Em 2011, o “Minha Escola Querida” ainda aliou suas ações com a Subsecretaria de Infraestrutura que ficou responsável pelas obras necessárias nas escolas, mudando seu foco e passando a realizar ações de embelezamento das unidades.